No final de junho, Final Fantasy XVI será lançado exclusivamente no PlayStation 5. A premissa da exclusividade é parte de um acordo que a publisher japonesa Square Enix tem com a Sony, fabricante do console, cujos termos estipulam que a plataforma seja a única a contar com o jogo de RPG pela duração de um ano.

Obviamente, depois disso, tudo está liberado e, confirmadamente, sabemos que Final Fantasy XVI sairá no PC e, provavelmente, também no Xbox Series S/X. Engana-se, porém, quem pensa que isso se dará a partir de um ano do jogo no console sonysta.

Imagem mostra Clive Rosfield, personagem principal de Final Fantasy XVI

Imagem: Square Enix/Divulgação

Segundo uma entrevista do produtor do game, Naoki Yoshida, a versão para PC de Final Fantasy XVI só começará a ser otimizada a partir do vencimento de um ano do contrato da Square Enix com a Sony. Ou seja, o time não está trabalhando nela “agora”. Considerando que essa adaptação começará a partir de junho do ano que vem, então é seguro afirmar que o PC só vai receber o jogo posteriormente a esse prazo.

Não que isso seja de todo uma novidade: o próprio Yoshida disse várias vezes como Final Fantasy XVI foi desenvolvido especificamente para o hardware do PlayStation 5, e que o jogo ainda estaria em desenvolvimento se não fossem as capacidades do console – sobretudo a velocidade de leitura, o SSD e a memória dele.

Por essa razão, levar o jogo a qualquer outra plataforma exigirá um trabalho de adaptação que a Square Enix simplesmente ainda não começou.

O contexto não é nem inédito, já que o mesmo aconteceu com a edição anterior da franquia: Final Fantasy XV foi lançado para PlayStation 4 e Xbox One em novembro de 2016, enquanto o PC só viu a sua versão chegar em março de 2018 (e o finado Stadia, do Google, seria o último a receber o jogo em novembro de 2019).

Naquela época, no entanto, a vantagem é que o jogo chegou ao PC com todas as otimizações gráficas, suporte a HDR10 e Dolby Atmos, resolução máxima de 8K, DLSS 1.0 e várias outras funcionalidades de vídeo da NVIDIA. Algumas dessas benesses também chegaram aos consoles, mas vieram gradualmente e, no caso das tecnologias da NVIDIA, sequer chegaram às máquinas de mesa.

O remake de Final Fantasy VII também teve o mesmo tratamento de tempo, mas este teve um desempenho pífio no PC por ser apenas uma versão “portada” sem otimizações específicas.

Há que se considerar, ainda, o fato de que Final Fantasy XVI conta com um motor gráfico totalmente novo, criado especificamente para o jogo. Adaptar isso a outras plataformas é algo que, por si só, já vai exigir tempo e pessoal. Assim sendo, os jogadores de PC que estiverem ansiosos pelo jogo provavelmente deverão esperar um pouco mais para tê-lo.

Final Fantasy XVI chegará em 22 de junho de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress