Após o Final Fantasy X, a Square Enix decidiu tentar inovar em cada versão a sua jogabilidade, que cada vez mais ficou longe do tradicional combate por turnos que tornou a franquia tão popular. E, de acordo com Naoki Yoshida, a jogabilidade do próximo título pode não agradar todos os jogadores.

Em uma entrevista concedida ao Comic Days, o produtor do Final Fantasy 16 explica que o sistema de combate do título terá um grande foco na ação. Ou seja, os jogadores não devem esperar voltar a ver, ao menos neste título, o combate por turnos.

Essa decisão relacionada a jogabilidade estaria relacionado ao fato da Square Enix acreditar que os jogadores com aproximadamente 20 anos nunca jogaram um título da franquia. Assim, com um combate mais dinâmico, a Square acredita que conquistará novos jogadores, apesar de estar ciente que deve desagradar alguns fãs de longa data da franquia.

[–quebra–]

Diretor não comentou sobre data de lançamento do Final Fantasy XVI

Anteriormente, em uma entrevista concedida a Famitsu, o diretor já havia defendido a ideia de uma jogabilidade mais “atualizada” e com o foco na ação. Yoshida explica que os jogadores de hoje estão mais acostumados a apertar um botão para que uma ação seja realizada e que os mesmos não estariam familiarizados com o sistema de turnos.

O Final Fantasy XVI está previsto para ser lançado entre os meses de junho e setembro de 2023, mas o produtor não comentou nenhuma novidade sobre o seu lançamento.

Via: Videogameschronicle