O youtuber ElAnalistaDeBits – figura tão presente aqui no blog KaBuM! que é capaz até de ter o próprio crachá – postou um novo vídeo em seu canal no YouTube: desta vez, o protagonismo fica para Final Fantasy XVI, jogo que a publisher japonesa Square Enix vai lançar em pouco mais de uma semana.

A nova edição do RPG é vista no vídeo (incorporado logo abaixo) rodando em várias escalas de resolução – incluindo uma que eleva o jogo a 1440p e 60 quadros por segundo (fps) de qualidade. Vale citar, no entanto, que a alta medida é obtida via upscaling, uma técnica que “simula” resoluções maiores, mas sem produzi-las de forma nativa.

As variações de resolução servem para mostrar as diferenças visuais entre modos de jogo que priorizam a qualidade visual versus aqueles que preferem a performance. Não raro, muitos jogadores estão confortáveis em sacrificar parte da primazia gráfica se isso significar que a experiência de jogo como um todo será mais imersiva e fluída.

Um caso bem recente disso, aliás, é Starfield: o jogo da Bethesda foi confirmado a rodar em 30 fps, o que levou alguns “fiscais de quadro” a criticarem o formato. Segundo Phil Spencer, chefe global do Xbox, isso foi proposital – ao rodar a trinta quadros, Starfield se permite ser mais qualitativo em outras áreas do jogo, além de minimizar a ocorrência de bugs relacionados ao processamento audiovisual.

No caso de Final Fantasy XVI, essa premissa não foi oficialmente assumida pela Square Enix, mas o vídeo abaixo é taxativo ao mostrar que o jogo depende bastante do upscaling: no Modo Qualidade, o jogo “escala” a resolução para 2160p e 30 fps a partir dos 1440p. A 60 fps, o jogo obrigatoriamente “para” em 1440p e mesmo isso é uma escalada de 1080p.

A contrapartida é que, nas resoluções escaladas, o jogo traz sombreamento melhor, contrastes mais dinâmicos e modelos bem mais arrojados e agradáveis aos olhos.

ElAnalistaDeBits também ressalta algo que a Square Enix já vinha divulgando: Final Fantasy XVI praticamente não tem loadings, o que deve tornar a experiência mais fluída ao tornar as transições entre cinemática e gameplay quase imperceptíveis ao jogador.

Nós recentemente divulgamos um texto com nossas primeiras impressões, baseadas na demo lançada pela Square Enix nesta semana.

Final Fantasy XVI chega em 22 de junho, exclusivamente para o PlayStation 5.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários