EA confirma loot boxes para FIFA 23, o último jogo da franquia
FIFA 23 marca o fim da parceria entre a EA e a FIFA, e publisher americana passará a desenvolver sua própria marca de games de futebolBy - Rafael Arbulu, 12 agosto 2022 às 12:06

FIFA 23 pode ser o último jogo da franquia (mais sobre isso abaixo), mas não vai mudar uma longeva tradição dos jogos de futebol publicados pela Electronic Arts (EA): a empresa norte-americana confirmou que o próximo jogo da série ainda contará com as loot boxes.
As Loot Boxes são, essencialmente, itens aleatórios que podem ser adquiridos via código/voucher, conquistados nas partidas ou comprados separadamente do jogo que elas representam, podendo liberar para o usuário materiais como novos avatares, armas (para jogos de tiro ou RPG) ou jogadores para composição de times, como é um dos muitos casos com FIFA 23. Normalmente, essas “caixas” são divididas em categorias de preços e, quanto mais caro o valor, maior a chance de você receber um benefício mais raro.
A medida de microtransação é bastante controversa e a própria EA já se viu envolvida em brigas judiciais por causa dela, mas desde FIFA 21, a empresa introduziu a mecânica “Preview Pack”, que permitia aos jogadores enxergar o conteúdo de cada loot box antes de comprá-la, eliminando parte do teor de aleatoriedade da aquisição.
Controverso ou não, é fato que o uso de loot boxes traz à EA muito dinheiro, então a empresa decidiu continuar a prática. No site oficial de FIFA 23, há uma breve referência a um “novo tipo de moeda” chamado “STARS”, que os gamers podem “comprar” para usar na aquisição de “jogadores, pacotes e mais”. A fim de esclarecer a dúvida de forma mais objetiva, o Eurogamer questionou a EA, que confirmou via comunicado que sim, essas serão as loot boxes no novo jogo.
A confirmação, aliás, vem pouco tempo depois de o governo britânico dar o sinal verde para a prática. Até alguns meses atrás, a situação estava, como diz a expressão, “em banho-maria”, aguardando uma decisão das autoridades digitais do Reino Unido sobre a necessidade de uma legislação sobre este modelo comercial. Os juízes que analisaram o caso decidiram que não.
Do comunicado enviado pela EA:
“Nós acreditamos de coração que os packs Ultimate Team e FUT, que são parte essencial do jogo por mais de uma década, são uma parte integral de ‘FIFA’ que os gamers amam – os fãs adoram o fato de que o jogo reflete a empolgação do mundo real de criar uma estratégia de gerenciamento de um time. Dar aos gamers a escolha de consumir como eles desejam é simplesmente justo.
É válido ressaltar que gastar dinheiro é algo inteiramente opcional em nosso jogo, e nós não encorajamos a compra de benesses sobre a capacidade de ganhá-las jogando. Os packs FUT funcionam da mesma forma independente de serem comprados ou conquistados, e a maioria dos usuários sequer usam dinheiro no jogo. Por exemplo, nove em cada 10 packs FUT abertos em FIFA 22 foram conquistados via gameplay”.
Em FIFA 23, haverá pela primeira vez a presença de ligas de futebol feminino (Imagem: EA/Divulgação)
FIFA 23 é o fim?
A marca “FIFA” é propriedade da Fédération Internationale de Football Association, o corpo que governa o esporte do futebol em caráter mundial. Nos games, o nome é um licenciamento da organização com a Electronic Arts, presente no mercado há mais de 30 anos.
E, após FIFA 23, ele deixará de existir.
Não, não será o fim da franquia de futebol da EA. Ela só deixará de ter esse nome e dará lugar ao convenientemente batizado EA Sports FC a partir do ano que vem. A edição deste ano vem para fechar a parceria com chave de ouro pois, não apenas estamos em ano de Copa do Mundo, no Catar, como também esta edição do jogo será a primeira a trazer algumas das equipes de futebol feminino – especificamente, as ligas Barclays Women’s Super League e Division 1 Arkema, além da Copa do Mundo de Futebol Feminino (esta última, como conteúdo pós-lançamento, ou “DLC”).
Não foi divulgado o motivo pelo qual a parceria está acabando e, para todos os efeitos, especulações indicam que a FIFA ou a EA simplesmente não quiseram renovar o licenciamento de marca, algo bastante comum nos negócios envolvendo propriedades intelectuais. Há quem afirme que a decisão partiu da EA, já que desde FIFA 22, a empresa havia pedido pelo registro da marca EA Sports FC, o que indica que ela vinha planejando isso há um bom tempo.
Entretanto, isso não deve ter muito efeito na prática, considerando que, separadamente da FIFA, a EA tem acordos de licenciamento com mais de 300 parceiros, entre equipes, jogadores, ligas e representantes de talentos.
FIFA 23 tem lançamento previsto para 30 de setembro de 2022, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, Windows (PC), PlayStation 4 e Xbox One.
via Eurogamer
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