Com GPUs RTX 4090 Ti e RX 7000, fazenda de mineração pode ganhar até US$ 4 mi
Não se sabe como o grupo pode ter obtido as GPUs inéditas da Nvidia e AMD, mas taxa de mineração chega a mais de 3,9 TH/sBy - Marcelo Rodrigues, 13 dezembro 2021 às 13:49
Inimigos nº 1 dos gamers, os mineradores de criptomoedas praticamente devastaram o mercado de GPUs nos últimos anos. Agora, essa turma pode ter ido longe demais e obtido placas de vídeo que nem mesmo chegaram ao mercado. Ao que parece, uma fazenda de mineração está equipada com as aguardadíssimas GeForce RTX 4090 Ti e Radeon RX 7000.
GPUs next-gen, mas problema oldschool
Não dá para dizer com 100% de certeza que se trata do hardware next-gen da Nvidia e da AMD, mas o desempenho absurdo de um novo grupo de mineradores encontrado há poucos dias na Flexpool – uma das principais plataformas de mineração cooperativa – chama mesmo atenção.
Há pelo menos 3 usuários atrelados à conta, cada um deles com uma placa de vídeo que nem mesmo foi anunciada por suas respectivas fabricantes: GeForce RTX 4090 Ti (Overclock Test), Radeon RX 7000 (OC Test) e Radeon RX 7000 (Control Test).
Essa fazenda foi registrada no início de dezembro e tem uma taxa de mineração na casa dos 1,2 a 1,3 TH/s (TeraHashes por segundo) apenas com a suposta RTX 4090 Ti. Para efeitos de comparação, são necessárias mais de 10 mil unidades da GPU RTX 3090 para se chegar a um volume como esse.
As placas de nova geração da AMD, por sua vez, apresentam uma taxa média entre 580 GH/s e 675,3 GH/s, fazendo com que o grupo minere Ethereum a uma frequência de 3,91 TH/s. Uma conta rápida mostra que isso pode se converter em até 5 ETH a cada 3 horas e ganhos mensais na casa dos US$ 4 milhões.
Futuro difícil para os gamers
Seja essa uma fazenda que, por algum motivo obscuro, conseguiu colocar as mãos em GPUs inéditas da Nvidia e AMD ou um bando de farsantes com milhares de placas da geração atual e criatividade extra para renomeá-las, o fato é que os mineradores de criptomoedas vieram para ficar.
Infelizmente, isso significa que, mesmo ao longo de 2022, que é quando esperamos ver a chegada das famílias RTX 40 e Radeon RX 7000, os gamers vão precisar disputar a tapa qualquer unidade sobressalente desses produtos – pagando um extra por isso, é claro.
Fonte: Wccftech
Comentários