Facebook anuncia medidas mais rígidas de privacidade para adolescentes
Embora recursos não sejam novos, o Facebook passará a comunicá-los com mais intensidade e os ativará por padrão em novas contasBy - Rafael Arbulu, 21 novembro 2022 às 17:47
A fim de ampliar a proteção de adolescentes na rede social, o Facebook, da Meta, anunciou hoje (21) a implementação de medidas mais duras de controle de privacidade para usuários com 16 anos ou menos.
Embora as medidas em questão não sejam exatamente novas, a rede social confirmou que novas contas de menores de idade já virão com elas ativadas por padrão, enquanto contas pré-existentes receberão notificações recorrentes e evidentes para que tais controles sejam ativados, se já não os forem.
“Nós desenvolvemos uma série de ferramentas para que adolescentes possam nos contar se algo os deixarem desconfortáveis em nossos apps, e nós estamos introduzindo novas notificações para encorajá-los a usarem tais ferramentas.
Por exemplo, estamos notificando adolescentes para que eles denunciem contas após as bloquearem, e enviando a eles informativos de segurança com dados sobre como navegar por mensagens inapropriadas que recebam de adultos. Em apenas um mês em 2021, mais de 100 milhões de pessoas viram essas notificações no Messenger. Nós também facilitamos às pessoas encontrarem nossas ferramentas de denúncias e, como resultado, vimos um aumento de mais de 70% nas denúncias enviadas ao Facebook por menores de idade no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao trimestre anterior, no Messenger e nas DMs do Instagram.”
No blog oficial, o Facebook elenca quais são essas ferramentas, e todas são velhas conhecidas dos usuários mais antigos: limitar a visualização de postagens próprias e onde os adolescentes estejam marcados (além de revisar antes de qualquer publicação os posts marcados), além de limitar quem tem acesso à lista de amigos, páginas curtidas e pessoas/marcas seguidas por aquele perfil.
Embora já existentes há anos, essas ferramentas são normalmente acessadas por proatividade do usuário. O resultado disso: muita gente ou não sabe como operá-las, ou não consegue encontrar o acesso a elas nos muitos menus do Facebook. A ideia, no entanto, é fazer com que elas venham ativadas por padrão para o caso de perfis de menores de idade.
Ao mesmo tempo, a rede social da Meta está testando novos métodos para impedir que um adolescente receba mensagens de adultos que não reconheça dentro do seu círculo de contatos, além de expandir isso no caminho inverso: se um perfil adulto foi marcado por comportamento suspeito em outro período, adolescentes não poderão entrar em contato com ele, mesmo que não saibam de sua denúncia anterior. Finalmente, o recurso “Pessoas que talvez você conheça” deixará de exibir perfis adultos previamente denunciados também.
No Instagram, a Meta estuda remover o botão de mensagens diretas (DM) em perfis adolescentes que sejam monitorados por adultos responsáveis.
Falando nele, o Instagram também implementou medidas mais restritivas de proteção a menores de idade em agosto deste ano, incluindo medidas mais rígidas de controle de privacidade acionadas por padrão para novas contas. Para a Meta adotar o mesmo recurso no Facebook, provavelmente é porque ela deu bastante certo na rede social baseada em fotos.
via Facebook
Comentários