Quase lá: fabricante chinesa pode ter GPU próxima de uma GTX 1080
China continua a crescer no setor de tecnologia, mas desenvolvimento de GPUs pode levar tempo até chegar ao nível das gigantes da indústriaBy - Marcelo Rodrigues, 16 setembro 2021 às 11:46
Desenvolver uma nova GPU, do zero, para enfrentar gigantes como Nvidia, AMD e até Intel é algo que exige dinheiro e muito, muito tempo de pesquisa e desenvolvimento. A China parece disposta a dar um passo de cada vez nessa direção e pode ter, em breve, uma placa de vídeo com desempenho similar ao de uma GeForce GTX 1080.
A responsável pelo projeto é a Jingjia Micro, que começou seus negócios desenvolvendo equipamentos civis e militares, e há cerca de 3 anos passou a focar no desenvolvimento de GPUs de alta performance.
GPU chinesa
Segundo notícias recentes, a empreitada mais ambiciosa da empresa responde pelo codinome JM9271, que seria uma placa capaz de rivalizar com as antigas GTX 1080 e RX Vega 64 – hardwares de ponta da Nvidia e AMD em 2017.
Esse equipamento deve contar com 16 GB de memória do tipo HBM, 8 Teraflops de performance FP32 e um TDP de 200 W. Ainda não se sabe se a placa terá suporte às APIs do DirectX 12 ou Vulkan – o que pode limitar seu uso em jogos.
Além disso, a Jingjia Micro também estaria preparando uma segunda GPU mais voltada para o segmento de entrada. A JM9231 teria 8 GB de memória GDDR5X, 2 Teraflops e um desempenho próximo de produtos como GeForce GTX 1050 ou Radeon RX 560.
De acordo com a fabricante, ambos os produtos estão em fase inicial de desenvolvimento e vão precisar de mais tempo até serem testados e produzidos em maior escala. E aí, será que o setor de GPUs vai avançar de forma tão rápida quanto o dos games na China?
Fonte: TechSpot
Comentários