Fabricante da AK-47 nega acusação de ter roubado design de arma de um jogo
De acordo com o estúdio Ward B, a fabricante da AK-47 conversou para trazer a Mastodon para o mundo real, mas não prosseguiu com as negociaçõesBy - Luiz Nogueira, 8 dezembro 2021 às 13:44
A maioria dos jogos de tiro copiam a aparência e funcionalidades de armas de fogo para dar mais veracidade aos combates. Por isso, o movimento contrário é bastante incomum. Porém, ao que parece, foi o que aconteceu.
Uma empresa russa, chamada Kalashnikov Concern, mundialmente conhecida por criar e fabricar a versão original da AK-47, é acusada de copiar o design de uma espingarda conhecida como EPM28 Mastodon, criada pelo estúdio Ward B para o game “Oceanic”, que ainda está em desenvolvimento.
Segundo o CEO do estúdio, Marcellino Sauceda, ele foi contatado por um responsável da empresa russa da AK-47 em 2020 que afirmou que queria transformar a Mastodon em uma espingarda real.
Com a possibilidade de ganhos em relação à divulgação, Sauceda concordou com o negócio assim que recebeu a confirmação de que a arma teria o nome original e os direitos ainda seriam do estúdio. Depois disso, nenhuma outra conversa ocorreu.
Eis que, um tempo depois, Kalashnikov apresentou a MP-155 Ultima, uma espingarda baseada na MP-155, mas que conta com diversas melhorias, como contador de munição e até conectividade Wi-Fi.
https://www.youtube.com/watch?v=whYSjGHaSDU
Apesar da afirmação de que a fonte de inspiração é outra, o Ward B acha o design muito parecido com sua criação. Sauceda ainda disse que inicialmente pensou que poderia ter perdido a confirmação de que o acordo de licenciamento estava acontecendo, mas quando verificou o site da empresa de armas, não havia nenhuma menção ao estúdio.
Ao ser questionada, a companhia da AK-47 negou que copiou o design da arma e o Ward B, por se tratar de um estúdio relativamente novo, decidiu não prosseguir com o processo. No entanto, afirmou que a situação serviu para que eles fossem mais cautelosos ao compartilhar informações sobre “Oceanic”.
“Adoramos mostrar o que nossos talentos podem alcançar durante o desenvolvimento, mas essa abordagem foi necessária para prevenir casos futuros como este”, comenta Sauceda.
É difícil dizer que houve uma cópia de conceito. No entanto, se compararmos os vídeos acima, é possível afirmar que há algumas semelhanças. Porém, isso pode surgir da fusão de inúmeras influências da cultura pop e da ficção científica.
Via: PCGamer
Comentários