FAA pede alterações em altímetros por conta do 5G
Por conta de problemas com interferências causadas por redes 5G da banda C, altímetros podem precisar passar por ajustes ou serem substituídos. Entenda!By - Alvaro Scola, 5 maio 2022 às 9:11
A FAA (Administração Federal de Aviação) realizou um pedido para que companhias aéreas substituam ou façam adaptações em seus altímetros que recebem transmissões fora de suas frequências atribuídas. O motivo para isso seria evitar interferências causadas por redes 5G da banda C.
Os altímetros são itens essenciais para ajudar a obter dados de aviões em situações cruciais, que podem ajudá-los, por exemplo, na hora de fazer a aterrissagem com condições climáticas ruins.
A Reuters, responsável por ter apurado esse caso dos altímetros, afirma que filtros estão sendo produzidos para evitar este problema. Entretanto, uma das dificuldades para implementá-los é justamente determinar quais aviões estão mais suscetíveis às interferências.
Altímetro não foi único problema com surgimento do 5G
Ainda em janeiro deste ano, a AT&T e a Verizon concordaram em adiar a implementação do 5G em regiões próximas a aeroportos, que contém torres de comunicação, para evitar problemas no setor da aviação. Apesar das boas intenções, diversos voos nos Estados Unidos ainda acabaram sendo adiados ou cancelados.
De acordo com informações obtidas pela Reuters, a FAA estaria promovendo reuniões com as operadoras de telecomunicações para realizar ajustes referentes a estes problemas e até mesmo para mudar outros aspectos de como é feito controle do espaço aéreo nos Estados Unidos devido a implementação do 5G com a banda C.
O encontro entre a FAA e as operadoras está previsto para ocorrer somente após o dia 5 de julho.
Fonte: Reuters
Comentários