Fim da linha; ou melhor, do Lightning. Para continuar vendendo seus aparelhos nos 27 países da Europa, a Apple terá – definitivamente – que adotar a porta USB-C no iPhone a partir do terceiro trimestre de 2024. Só assim a empresa estará de acordo com a nova regra que determina uma única porta de carregamento para a maioria dos dispositivos eletrônicos na União Europeia, entre eles, o smartphone.

iPhone com cabo Lightning e USB-C

Imagem: charnsitr/shuttersotck.com

A proposta foi aprovada por maioria esmagadora, nesta terça-feira (4), no Parlamento Europeu. Esta é a primeira decisão do gênero em todo o mundo e, certamente, fortalece outras nações que discutem o mesmo tema; inclusive o Brasil.

iPhone 15 com USB-C

Rumores já davam conta de que a Apple deveria substituir a entrada Lightning a partir do ano que vem, com a chegada do iPhone 15. Mas a empresa ainda não confirmou a mudança.

iPhone 15 Ultra - vazamento mostra detalhes

Imagem: Shutterstock

Aliás, a regra determinada pela União Europeia se aplicará também a notebooks a partir de 2026. No total, 13 categorias de dispositivos eletrônicos terão que se adaptar até o outono de 2024.

A Comissão Europeia estima que a adoção de um único carregador deve economizar cerca de 250 milhões de euros para os consumidores. Um estudo de 2019 mostra que metade dos carregadores vendidos com telefones celulares em 2018 tinham conector USB micro-B, enquanto 29% tinham um conector USB-C e 21% o conector Lightning, da Apple.

Via: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários