Um membro da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) – órgão regulador das telecomunicações no país – pediu à Apple e ao Google que removam o TikTok de suas lojas oficiais de aplicativos.

Em uma carta compartilhada no Twitter nesta terça-feira (28), Brendon Carr cita um relatório que examinou o áudio vazado de 80 reuniões internas do TikTok. De acordo com essas gravações, funcionários da ByteDance, a empresa controladora do app na China, acessaram diversas vezes informações privadas de usuários do aplicativo nos EUA.

TikTok

Reprodução: cottonbro/pexels.com

“Está claro que o TikTok representa um risco de segurança nacional inaceitável devido à sua extensa coleta de dados combinada com o acesso aparentemente não controlado de Pequim a esses dados confidenciais”, escreveu Carr.

Agora, ele deu até o dia 8 de julho para Apple e Google explicarem por que não baniram o app chinês de suas plataformas.

O que mostram as gravações

Em setembro de 2021, durante uma reunião, um membro do departamento de Confiança e Segurança do TikTok declarou que “tudo é visto na China“. Em outro áudio, um engenheiro de Pequim conhecido como “Master Admin” revela que tem “acesso a tudo“.

Poucas horas antes de o BuzzFeed News publicar o relatório sobre as gravações, o TikTok anunciou a migração de 100% do tráfego dos usuários dos Estados Unidos para uma nova infraestrutura de nuvem da Oracle alegando um esforço da empresa para resolver as preocupações das autoridades norte-americanas sobre como a ByteDance lida com as informações dos usuários no país.

TikTok

Imagem: Shutterstock

Outra acusações contra o TikTok

Em sua carta, Carr lista ainda outras “evidências e determinações sobre as práticas de dados do TikTok” que incluem análises anteriores em que foi descoberto que o aplicativo pode contornar as salvaguardas do Android e iOS para acessar dados confidenciais dos usuários.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários