EUA pedem para Apple e Google banirem o TikTok
Com base em relatório de gravações vazadas da ByteDance, empresa chinesa acessou informações privadas de usuários do aplicativo nos EUABy - Cesar Schaeffer, 29 junho 2022 às 15:32
Um membro da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) – órgão regulador das telecomunicações no país – pediu à Apple e ao Google que removam o TikTok de suas lojas oficiais de aplicativos.
Em uma carta compartilhada no Twitter nesta terça-feira (28), Brendon Carr cita um relatório que examinou o áudio vazado de 80 reuniões internas do TikTok. De acordo com essas gravações, funcionários da ByteDance, a empresa controladora do app na China, acessaram diversas vezes informações privadas de usuários do aplicativo nos EUA.
“Está claro que o TikTok representa um risco de segurança nacional inaceitável devido à sua extensa coleta de dados combinada com o acesso aparentemente não controlado de Pequim a esses dados confidenciais”, escreveu Carr.
Agora, ele deu até o dia 8 de julho para Apple e Google explicarem por que não baniram o app chinês de suas plataformas.
TikTok is not just another video app.
That’s the sheep’s clothing.It harvests swaths of sensitive data that new reports show are being accessed in Beijing.
I’ve called on @Apple & @Google to remove TikTok from their app stores for its pattern of surreptitious data practices. pic.twitter.com/Le01fBpNjn
— Brendan Carr (@BrendanCarrFCC) June 28, 2022
O que mostram as gravações
Em setembro de 2021, durante uma reunião, um membro do departamento de Confiança e Segurança do TikTok declarou que “tudo é visto na China“. Em outro áudio, um engenheiro de Pequim conhecido como “Master Admin” revela que tem “acesso a tudo“.
Poucas horas antes de o BuzzFeed News publicar o relatório sobre as gravações, o TikTok anunciou a migração de 100% do tráfego dos usuários dos Estados Unidos para uma nova infraestrutura de nuvem da Oracle alegando um esforço da empresa para resolver as preocupações das autoridades norte-americanas sobre como a ByteDance lida com as informações dos usuários no país.
Outra acusações contra o TikTok
Em sua carta, Carr lista ainda outras “evidências e determinações sobre as práticas de dados do TikTok” que incluem análises anteriores em que foi descoberto que o aplicativo pode contornar as salvaguardas do Android e iOS para acessar dados confidenciais dos usuários.
Comentários