Ao que parece, estúdios de Hollywood queriam (ou ainda querem) usar livremente imagens de artistas mortos por meio da inteligência artificial (IA). E o pior de tudo: sem consentimento ou pagamentos pela reutilização.

Segundo um reporte do The Hollywood Reporter, a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) propôs a garantia de “varreduras de IA” de artistas falecidos do Schedule F em meio à greve que assola o setor.

O grande problema é que, além de não incluir pagamentos para reutilizações das imagens, a proposta supostamente defendia o uso ilimitado das criações sem o consentimento de familiares ou do Sindicato de Atores (SAG-AFTRA).

“[A linguagem do Schedule F AI na proposta do AMPTP] convém que você morra, pois eles precisam de consentimento quando você estiver vivo, mas não quando estiver morto”, rebateu uma fonte ao THR.

Uma outra fonte sindical disse ao mesmo portal que a AMPTP “não pode ter essa brecha para explorar artistas”, reforçando que a rejeição da cláusula imposta foi inevitável.

Imagem de 2007 mostra diversos roteiristas em greve na WGA

Imagem: rblfmr/Shutterstock

Estúdios e atores de Hollywood chegam a um acordo

A boa notícia é que, de acordo com o Variety, o sindicato chegou “a um entendimento comum sobre certas questões espinhosas de IA”, embora nem todas as contrapropostas tenham sido aceitas.

A resolução deste caso específico, no entanto, não significa o fim da greve. E segundo a SAG-AFTRA, existem ainda vários pontos que seguem em desacordo.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários