O estúdio MAPPA, que assina a produção de diversos animes de sucesso como Attack on Titan, Chainsaw Man e Jujutsu Kaisen, é bastante conhecido pela qualidade de suas animações. Entretanto, a empresa tem enfrentando uma crise devido à grande quantidade de projetos em andamento ao mesmo tempo e a falta de pessoas para dar conta da altíssima carga de trabalho.

A questão se tornou amplamente divulgada na última semana, já que os funcionários do MAPPA que trabalham em Jujutsu Kaisen usaram redes sociais para desabafar sobre a puxada carga de trabalho que estão assumindo. O diretor Arai Kazuto afirmou que estava “acabado”. “Estou muito desapontado. Isso não é mais divertido”, disse.

As reclamações se estendem para outros membros da equipe, e até mesmo o animador conhecido como RocciaNobili revelou (em um tweet agora excluído) que o episódio 41 de Jujutsu Kaisen não estava 100% finalizado: “estou feliz que tantas pessoas estejam gostando, mas gostaria que a equipe tivesse conseguido finalizar. Como está agora, o que está na tela é 30% da visão pretendida”.

Embora não tenha sido listado diretamente nos créditos, o diretor de animação e storyboarder do episódio 40, Itsuki Tsuchigami, afirmou no X (ex-Twitter) que o cronograma de trabalho do MAPPA era “impossível de cumprir” e também expressou insatisfação com o fato de a empresa ser aclamada e elogiada globalmente, quando quem deveria ser reconhecido assim são os funcionários.

“O triste é que o salário não é grandioso, na verdade o valor não corresponde às responsabilidades do cargo. Esse sonho é uma merda”, complementou. Já Souta Shigetsugu, que participou na animação do mesmo episódio, apontou que a equipe de produção mantém um ciclo vicioso de exploração e que os animadores se esforçam para cumprir prazos impossíveis.

A fala corrobora com a afirmação do animador Honehone (que também trabalhou em Chainsaw Man). Ele disse que isso é normal no MAPPA, e revelou que o filme Jujutsu Kaisen 0 foi supostamente produzido em apenas quatro meses – um espaço realmente curto de tempo (e que pode ter estabelecido um mau precedente para a má administração do cronograma das equipes envolvidas com Jujutsu Kaisen).

Até o momento, o estúdio MAPPA não respondeu às alegações. Vale apontar que faltam apenas cinco episódios para a segunda temporada de Jujutsu Kaisen acabar. O anime está sendo transmitido no Brasil com legendas e dublagem em português brasileiro por meio da Crunchyroll.

Via: Gizmodo, OtakuPT

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress