O uso do ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) foi proibido em escolas da cidade de Nova York por levantar sérias preocupações quanto ao uso que dificulta o aprendizado e leva à desinformação, confirmaram os funcionários do Departamento de Educação, que administra o maior distrito escolar dos Estados Unidos, na terça-feira (3).

Ao bloquear o acesso ao programa, o Departamento citou os “impactos negativos no aprendizado dos estudantes e preocupações com a segurança e precisão do conteúdo”, disse um porta-voz ao site Chalkbeat. A mudança do maior sistema escolar do país pode ter efeitos de ondulação à medida que distritos e escolas de todo o país discutem como responder à chegada da nova tecnologia dinâmica.

Após Stack Overflow, escolas banem ChatGPT por preocupações em relação ao aprendizado e à desinformação

Imagem: Nið ricsað – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=126514649

Lançado pela OpenAI em novembro de 2022, o chatbot de inteligência artificial vem ganhando popularidade por gerar textos realistas e por fornecer resultados mais precisos e rápidos em buscas usando linguagem natural.

Embora a capacidade do programa impressione e seja um facilitador para obter respostas rápida na web, o chatbot tem sido problemático principalmente para disciplinas como programação e redação, já que não constrói habilidades de pensamento crítico e de resolução de problemas, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e vitalício.

O bloqueio se aplica apenas à rede e aos dispositivos escolares. Estudantes e professores que ainda desejam usar o programa podem fazê-lo via dispositivos pessoais e redes móveis, ou seja, um contorno relativamente fácil e que serve de forte argumento para aqueles que criticam a ação como contraproducente, exigindo das organizações preocupadas a adoção de uma nova tecnologia e auxiliem os estudantes a explorá-la e usá-la para benefício dos envolvidos.

Apesar de uma experiência benéfica relatada por um professor da Universidade do Texas sobre a escrita de IA no desempenho do papel pedagógico, as preocupações do Departamento com a exatidão das informações fornecidas pelo programa são válidas.

Após Stack Overflow, escolas banem ChatGPT por preocupações em relação ao aprendizado e à desinformação

Imagem: Ociacia/Shutterstok.com

Stack OverFlow bane ChatGPT

As preocupações em relação ao ChatGPT também chamaram a atenção do portal de Q&A do Stack Overflow. Em dezembro, as respostas geradas pelo programa foram banidas da plataforma por serem imprecisas e enganosas com demasiada frequência.

Por outro lado, empresas como a Microsoft tem planos para integrar o programa ao seu buscador Bing com objetivo de dar mais vantagem sobre os concorrentes como o Google Search.

 

Via BleepingComputer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários