Sai da frente, ChatGPT: o ERNIE está chegando. Mostrando que a tendência da inteligência artificial (IA) generativa está cada vez mais evidente na indústria, o mecanismo de busca chinês Baidu revelou hoje (16) o seu concorrente à tecnologia da OpenAI.

Antes de tudo, é importante ressaltar: ao contrário da concorrente americana, o ERNIE ainda não está liberado para público – nem mesmo em beta. Então as afirmações abaixo valem mais como uma cautela e promessas dos executivos do que qualquer experiência de primeira mão.

Isso dito, o Baidu garante que o ERNIE tem capacidades “muito próximas” ao GPT-4, a versão mais recente da tecnologia por trás do ChatGPT. Segundo o CEO Robin Li, o bot em si já existe desde 2019, quando atuava como um chatbot não responsivo e com imensas restrições.

A nova versão, no entanto, tira o recurso deste campo e o integra ao crescente mercado das IAs generativas. De acordo com Li, o Baidu vem desenvolvendo o ERNIE (sigla para “Representação Aprimorada Por Meio da Integração de Conhecimento”) desde a última década.

Em termos práticos, o ERNIE tem um arco de inteligência de mais ou menos 500 bilhões de fatos e anedotas, mas a razão para ele ainda ser fechado se dá por tudo isso ser mais relacionado ao mercado e cultura chineses: durante uma demo, ele foi capaz de resumir um livro popular da literatura local, mas executivos do Baidu disseram que ele poderia não ter tanto sucesso se, digamos, fosse questionado por perguntas mais mundialmente abrangentes, digamos.

O interessante é que ele tende a esticar informações a fim de oferecer detalhes mais densos: a obra literária exemplificada também virou adaptação no cinema local, e o ERNIE mencionou esse fato, incluindo ano de estreia do filme e elenco – ainda comparando as alturas dos dois atores principais.

Segundo Li, já passam de 650 as empresas registradas para testar o ERNIE, mas o Baidu está liberando convites “a toque de caixa”, como diz a expressão. O próprio CEO assumiu que a divulgação atual se deu mais pelo timing que o setor vem propagando em relação à tecnologia.

Em outras palavras: é provável que vá demorar um bocado até vermos algo mais concreto…

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários