A placa de vídeo GeForce RTX 4090 foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (12) e, desde então, diversas pessoas que já testaram o equipamento puderam compartilhar seus resultados de testes.

Com isso, não só resultados padrão de testes foram divulgados, mas também há o caso dos modificadores que trabalharam com a placa rapidamente para ver até onde conseguiam fazer ela chegar.

Esse foi o caso do grupo brasileiro TecLab OC, que passou uma noite inteira modificando e fazendo overclock no modelo Galax SG. A ideia era conseguir alguns feitos interessantes, principalmente ligado às modificações feitas e ao overclock da placa.

Inicialmente, eles foram o primeiro grupo a personalizar a placa para a realização dos testes de overclock. Para instalação do nitrogênio líquido, por exemplo, alguns capacitores tiveram que ser movidos.

Placa de vídeo RTX 4090

Imagem: TecLab

Além disso, o TecLab teve de remover o controlador de limite de energia, pois foi necessário adicionar várias sondas de tensão para acomodar a GPU.

Por padrão, a Galax RTX 4090 SG roda a 3,0 GHz com cooler de fábrica e sem modificações. Com as mudanças, a equipe conseguiu atingir 3,4 GHz.

Overclock RTX 4090

Imagem: TecLab

No entanto, apesar disso, uma regressão de desempenho foi observada, já que a GPU possui circuitos muito sensíveis – e que não se adaptaram muito bem às baixas temperaturas.

As configurações da máquina usada para os testes incluem processador Core i9-12900KS, memória DDR5-5400 e fonte PSU Corsair 1600W.

Testes RTX 4090

Imagem: TecLab

Esse parece ser apenas o começo para a equipe do TecLab e para outras especializadas em overclock. Isso porque há ainda diversas variantes da RTX 4090 que podem ser testadas – e que podem trazer resultados diferentes.

Via: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários