[Crítica] 5º episódio de The Mandalorian traz mais ação e menos história, mas tem desfecho incrível
Apesar de trazer alguns momentos de ação e ser devagar no começo, o fim do quinto episódio de The Mandalorian deixa um grande mistério no arBy - Alvaro Scola, 29 março 2023 às 12:50
A terceira temporada de The Mandalorian já passou da metade com a estreia do quinto episódio nesta quarta (29). O novo episódio, assim como a maioria dos exibidos até então, não traz tantos eventos importantes, mas conta com um desfecho incrível.
O quinto episódio de The Mandalorian começa com a cidade de Nevarro sendo invadida por piratas, uma sequência dada aos acontecimentos do primeiro episódio quando Greef Karga, o Alto Magistrado da cidade, matou um pirata.
Devido a suas decisões do passado, Greef Karga decide pedir ajuda a Nova República, apesar da cidade de Nevarro não ser considerada parte dela. Apesar do pedido de ajuda ser bem visto pela Nova República, uma ajuda não é enviada e assim o quinto episódio começa a tomar forma.
Apesar destes acontecimentos não serem tão importantes, uma das vilãs da terceira temporada de The Mandalorian volta a ganhar espaço. Ao escutar sobre o ataque a cidade, Elia Kane logo tenta participar da conversa para obter informações, o que mostra que ela ainda é fiel ao Império e está possivelmente infiltrada na Nova República para saber de seus planos.
Mandalorianos mostram que são fiéis
Com a Nova República dando pouco importância ao problema em Nevarro, o capitão Carson Teva decide alertar a Mando que seu amigo está em apuros. Ao saber que Greef Karga estava em apuros, Mando decide pedir aos outros mandalorianos que o ajudem a defender a cidade de Nevarro.
Neste ponto da história, Mando até ressalta que um pedaço de terra foi oferecido para ele e que essa poderia ser uma ótima oportunidade para que os mandalorianos tivessem um lugar em que não precisassem viver escondidos. Os mandalorianos, vale lembrar, não possuem uma “casa” desde que Mandalore foi devastada, apesar de agora sabermos que ainda é possível voltar ao seu planeta.
Após o discurso, um dos mandalorianos lembra que salvar Grogu na mesma cidade custou vidas de amigos, mas não pensa duas vezes em ajudar Mando, uma vez que o mesmo salvou o seu filho. Essa parte, sim, é interessante para mostrar que, apesar das diferenças, os mandalorianos são fiéis.
A partir deste ponto, o quinto episódio, novamente, volta a focar pouco na história para dar uma atenção maior à ação. Assim, o combate com os piratas começa, sendo que, como esperado, os mandalorianos vencem. Honestamente, até gostei das cenas de ação, mas sinto que um pouco mais de emoção poderia cair bem no episódio.
Bo-Katan ganha ainda mais importância
Desde o começo da quinta temporada de The Mandalorian, nós já víamos indícios de que Bo-Katan desempenharia um papel importante e isso está cada vez mais em evidência. Após os mandalorianos terem derrotado os piratas, a Armeira chama Bo-Katan para uma conversa.
Nesta conversa, a um pedido da armeira, Bo-Katan não quer tirar seu capacete a princípio, o que mostra que ela estaria querendo voltar a seguir os mandamentos dos mandalorianos. Entretanto, devido a importância e autoridade da Armeira, ela decide tirar o capacete para ganhar uma missão importante.
Por ter estado com outros mandalorianos que deixaram de seguir os seus princípios, Bo-Katan será responsável por reunir as tribos que optaram por este caminho. Esta será uma forma de reunir os mandalorianos e, quem sabe, poder voltar a Mandalore, o que sugere que podemos estar diante de uma reconstrução de sua terra.
Por fim, mas não menos importante, o final do episódio mostra que Gideon realmente pode não estar morto e que deve ser o grande vilão. Já algo que preocupa ainda mais é que Gideon pode estar infiltrado entre os mandalorianos e, consequentemente, perto de Grogu.
Conclusão de The Mandalorian
O quinto episódio de The Mandalorian começa com um ritmo um tanto devagar, mas volta a mostrar sua importância. Apesar de não contar muitos detalhes da história, alguns eventos parecem ser promissores para o andamento da série.
Enquanto quem esperava mais interações de Grogu ficará decepcionado, a verdade é que o desfecho do episódio foi incrível. Além de trazer a possível volta de um vilão já conhecido, Gideon, outros personagens começam a ganhar mais destaque, algo que é bom para a série.
De todo jeito, a terceira temporada de The Mandalorian segue um tanto quanto devagar e espera-se que os próximos episódios sejam mais reveladores e diretos ao ponto.
Comentários