A Epic Games está apostando nos desenvolvedores para obter mais vantagem contra a sua principal concorrente, a Steam: segundo a empresa, criadores de jogos poderão pegar de volta 100% da receita gerada pela venda de seus jogos pela Epic Games Store por meio do chamado “Epic First Run Programme”.

A pegadinha: membros do programa terão que, obrigatoriamente, dar exclusividade de vendas das suas criações à Epic por pelo menos os primeiros seis meses. Após esse prazo, os jogos deixam o formato e revertem ao estado “padrão”, onde a receita é dividida em 88% para o criador e 12% para a Epic.

Banner mostra o Epic First Run Programme, nova modalidade de monetização de jogos da Epic Games Store

Imagem: Epic Games/Divulgação

De acordo com a Epic Games, todos os novos jogos publicados na loja são elegíveis ao programa, o que deve facilitar a entrada e aceitação dos criadores independentes – comumente, ela e a Steam são os pontos mais favoráveis de venda de jogos para estúdios e profissionais que não têm em mãos os milhões que são comuns aos estúdios “AAA”.

A ressalva é a de que os jogos elegíveis devem sair depois do dia 16 de outubro, quando o Epic First Run Programme entrar no ar de fato.

Vale citar, no entanto, que os desenvolvedores ainda poderão vender seus jogos em outras plataformas – desde que tais jogos sejam “a versão publicada na Epic Games Store”. Isso vale tanto para lojas indie como Green Man Gaming ou Indie Humble, como também vale para marketplaces próprios – se o desenvolvedor tiver um controle de vendas por financiamento coletivo, por exemplo.

De uma forma geral, a estratégia parece sólida, já que não há uma exclusividade permanente de venda que prenderia alguém a apenas uma loja. Convenhamos, a Sony faz isso no PlayStation o tempo todo – vide Final Fantasy XVI. Fora que a nova ideia da Epic parece estar em conjunto com o que o CEO da empresa, Tim Sweeney, afirmou no começo do ano, quando disse que os fãs veriam “mais títulos de primeira linha” sendo comercializados pela loja.

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