A Epic Games e o Google travam uma batalha há tempos na justiça desde que o Fortnite foi excluído da Google Play ao ter implementado um sistema de pagamento próprio para a venda de itens. Agora, há praticamente três anos desde que a briga entrou na justiça, a Epic ganha o caso.

No processo antitruste movido pela Epic Games, a justiça aponta que o Google e seu serviço de pagamentos constituem um monopólio ilegal. Apenas para lembrar, a reclamação é referente ao Google obter 30% de qualquer lucro a partir de vendas com aplicativos e jogos que foram baixados pela Play Store.

Fortnite - Epic Games

Imagem: divulgação/Epic Games

Após analisar o caso, a justiça chegou à seguinte conclusão:

  • Existe um mercado antitruste em aparelhos com o Android;
  • O Google adquiriu e manteve um monopólio com uma conduta anticompetitiva;
  • O Google teve acordos que restringiram o mercado de forma injustificada;
  • O Google vinculou ilegalmente o uso da Google Play Store com o seu serviço de pagamentos;
  • A Epic foi afetada de forma negativa pelas leis antitruste do Google.

Com a decisão favorável, a Epic Games fez uma publicação em seu site oficial comemorando o fato e afirma que esta vitória na justiça também é uma vitória para todos os desenvolvedores e consumidores do mundo.

Na publicação, ao longo do caso, a Epic também diz ter encontrado evidências de que o Google estaria disposto a pagar bilhões de dólares para desenvolvedores abandonarem suas próprias lojas e lojas alternativas. Além disso, o Google também ofereceria acordos lucrativos com fabricantes para excluir a concorrência.

Epic Games comemora, mas Google recorrerá da decisão

Também após a decisão, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, fez uma publicação no X (antigo Twitter) para comemorar a vitória que veio após 4 semanas de depoimentos na Califórnia.

Apesar da vitória, as soluções referentes ao caso só devem começar a surgir na segunda semana de janeiro. Isso porque James Donato, juiz responsável pelo caso, marcou uma reunião com as empresas para discutir o que será feito após esta vitória da Epic.

Mesmo com o parecer favorável para a Epic Games, o Google ainda não se deu por vencido no caso. Wilson White, vice-presidente de assuntos governamentais e políticas públicas da empresa, deu a entender que a gigante de buscas recorrerá da decisão e recordou que eles precisam enfrentar a concorrência da Apple e de outras lojas.

Fonte: Video Games Chronicle e The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários