Início Tecnologia Entenda o que é e quais as vantagens de uma casa inteligente

Entenda o que é e quais as vantagens de uma casa inteligente

Com a implementação dos equipamentos certos, uma casa inteligente pode oferecer facilidade e conforto para o dia a dia

O conceito de smart home – ou casa inteligente -, começou a ser difundido há alguns anos. Trata-se de uma forma de usar a tecnologia para tornar a casa mais aconchegante e prática para o dia a dia.

No entanto, ter uma casa totalmente inteligente pode ser um problema, já que a automação de uma residência exige um projeto criado junto de sua construção. Porém, para resolver essa questão, há alguns produtos que ajudam a tornar os domicílios mais tecnológicos sem grandes alterações.

Como exemplos, podemos citar lâmpadas, tomadas, sensores de movimento, alarmes e assistentes pessoais para tornar uma casa inteligente. Para as primeiras opções, ter uma residência totalmente controlada por voz pode ser bastante prático, principalmente em momentos em que a pessoa está ocupada ou não pode levantar para apagar a luz, por exemplo.

Lâmpada KaBuM! casa inteligente
Foto: KaBuM!

No entanto, para que isso seja possível, é necessário conectar os periféricos a um assistente inteligente que, além de oferecer as possibilidades já citadas, pode servir como uma central de entretenimento, que lê notícias, responde perguntas, apresenta a previsão do tempo e consegue definir lembretes.

Sistema de segurança para casa inteligente

Em relação à implementação de um sistema de segurança, a vantagem está no fato de que será possível monitorar toda a casa caso um intruso invada enquanto o morador estiver fora – ou dormindo. Fazendo com que os residentes fiquem ainda mais protegidos.

Como exemplo de casa inteligente segura, podemos citar o Kit Ambiente Seguro KaBuM!, que conta com uma central de controle, sensor de movimento, sensor de abertura, campainha sem fio e dois controles remotos. É importante citar que, há um bom custo-benefício na aquisição do kit, já que ele oferece todas as ferramentas para segurança da residência sem a necessidade de um grande investimento.

Kit ambiente seguro KaBuM! casa inteligente
Foto: KaBuM!

Nesse caso, as vantagens oferecidas para uma casa inteligente giram e torno do sensor de movimento em tempo real, que pode ser visto diretamente pelo aplicativo KaBuM! Smart; do detector para verificar a abertura de portas, janelas e gavetas; e da sirene de alerta que pode ser ativada caso algo de anormal seja percebido. Vale citar que essa sirene de alerta é também o hub que vai “conversar” com todos os outros equipamentos do kit, tornando tudo conectado e funcional. Abaixo você confere detalhes de como instalar o sistema.

Ainda citando o app KaBuM! Smart (disponível na App Store e Google Play), é possível controlar qualquer um dos equipamentos presentes no Kit Ambiente Seguro KaBuM!, bem como outros equipamentos que fazem parte da linha KaBuM! Smart – interruptores, fita LED, aspirador de pó, comedouro de PET e vídeo porteiro.

Essas são apenas algumas das possibilidades de tornar as casas um pouco mais inteligentes, principalmente em um momento em que tudo está conectado e trocando informações a todo instante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES