Início For Gamers Emulador de Nintendo 3DS para Android recebe recurso importante para melhorar performance

Emulador de Nintendo 3DS para Android recebe recurso importante para melhorar performance

Emulador do Nintendo 3DS para Android recebeu o recurso "Shader Cache", que pode melhorar o desempenho de jogos. Entenda!

O 3DS é um portátil da Nintendo que teve o seu primeiro modelo lançado em 2011 e que foi descontinuado de forma oficial apenas em 2020. O videogame recebeu diversos títulos e chamou bastante a atenção em seu lançamento ao não depender de “óculos 3D” para criar tal efeito de imersão.

Já nesta semana, o Citra, emulador do Nintendo 3DS, recebeu uma atualização importante em sua versão para o sistema Android. Assim, graças a implementação do GPU Shader Cache, diversos títulos poderão apresentar uma melhor taxa de FPS nos celulares com o sistema do Google.

Através do novo recurso, o emulador é capaz de guardar no dispositivo arquivos referentes aos gráficos dos jogos, que serão usados em uma próxima execução. Desta forma, por exemplo, ao executar um título pela segunda vez, pelo cache já ter sido gerado antes, o mesmo exigirá menos processamento e rodará de forma mais fluída.

Esse recurso, vale lembrar, não é novo no mundo da emulação. No PC, por exemplo, outros emuladores como Dolphin (emulador do Game Cube) e Cemu (emulador do Wii U) fazem uso de tal função para que os títulos sejam executados com uma qualidade melhor.

Citra, emulador do 3DS, também possui versão para PC

Apesar de estar chegando apenas agora ao Android, o emulador Citra já está disponível para PCs desde 2016. Não somente isso, antes da versão oficial ser lançada para o sistema do Google, algumas versões não oficiais do emulador já haviam sido disponibilizadas, uma vez que o programa tem seu código-fonte aberto.

Para que o Citra funcione corretamente, os seus usuários precisam de uma série de arquivos do próprio 3DS, que devem ser obtidos diretamente do console. Fazer o download desses arquivos pela internet é considerado ilegal.

O Citra pode ser obtido oficialmente através deste link na Google Play. O emulador está em fase de “acesso antecipado” e pode apresentar bugs. Além disto, atualmente, apenas celulares topo de linha com o Android conseguem oferecer uma boa performance no emulador.

Fonte: XDA-Developers

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES