Empresas alertam a União Europeia sobre a regulamentação excessiva da inteligência artificial
Eles alertam sobre a ideia de controlar excessivamente a inteligência artificial de base, como o ChatGPTBy - Luiz Nogueira, 24 novembro 2023 às 14:22
Na última quinta-feira (23), empresas de tecnologia alertaram a União Europeia de que a regulamentação excessiva da inteligência artificial (IA) pode fazer com que novas startups sejam impedidas de nascer – e as existentes sejam expulsas.
A conversa sobre os limites da regulamentação chega em um momento crucial, em que a União Europeia e seus legisladores debatem os últimos detalhes de regras que devem ser estabelecidas sobre o tema – e servir de referência para outros países.
O maior ponto de discordância disso é como a União Europeia trata os modelos básicos de IA, como o ChatGPT, que usam grandes conjuntos de dados para aprender e executar diversas tarefas.
“Para que a Europa se torne uma potência digital global, precisamos de empresas que possam liderar a inovação em IA, também utilizando modelos de base”, afirmou o DigitalEurope, formado por diversas empresas, como Apple, Ericsson, Google e Airbus.
Eles aproveitaram a oportunidade para comentar sobre o amplo escopo do projeto de regras de inteligência artificial, e como isso poderia esbarrar em legislações vigentes, como algumas normas da saúde.
“Estamos cada vez mais frustrados com o que consideramos falta de interesse nos efeitos no setor médico. Nossa impressão é que as pessoas não se importam mais com o conteúdo, elas só querem que seja feito”, disse Georgina Prodhan, porta-voz da Siemens Healthineers.
Problemas de inteligência artificial e direitos autorais
No entanto, as empresas não parecem preocupadas com a legislação de direitos autorais envolvendo IA. Em seu apelo, por exemplo, eles rejeitaram os comentários de indústrias criativas sobre o assunto.
“O quadro abrangente de proteção e aplicação de direitos autorais da União Europeia já contém disposições que podem ajudar a resolver questões de direitos autorais relacionadas com a IA, tais como a isenção de mineração de texto e dados e correspondente”, disseram.
Via: Reuters
Comentários