Elon Musk diz que aquisição do Twitter fará parte da criação do X, o ‘app de tudo’
Ideia de Elon Musk é usar o microblogging para o desenvolvimento de um novo aplicativo multifuncional similar ao WeChatBy - Igor Shimabukuro, 5 outubro 2022 às 11:52

Após capítulos dramáticos e uma nova reviravolta, Elon Musk parece muito próximo de efetivamente comprar o Twitter por US$ 54,20 por ação. Mas muito além de concretizar o controle do microblogging, a aquisição do bilionário deverá ser usada para outro propósito: a criação do super app X.
Pelo menos foi isso que indicou um recente tweet de Musk. Após os desdobramentos da última terça-feira (4) reaquecerem a iminente venda da rede social, o atual dono da Tesla e SpaceX revelou seus planos para concretizar o desenvolvimento de seu próprio aplicativo.
“Comprar o Twitter é um acelerador para a criação do X, o aplicativo de tudo”, publicou o bilionário.
Buying Twitter is an accelerant to creating X, the everything app
— Elon Musk (@elonmusk) October 4, 2022
X? Que isso, Elon Musk?
O app X pode parecer novidade, mas já havia sido discutido com funcionários do Twitter no processo inicial de aquisição. Na época, Musk mencionou o desejo de criar um super aplicativo multifuncional e amplo, similar aos moldes do WeChat.
Controlada pela Tencent, o WeChat é uma plataforma com mais de um bilhão de usuários que oferece serviços de videogame e pagamentos — além de funcionar como mídia social e bate-papo. Outros apps do tipo como Grab e Line também se destacam no mercado asiático.
Logo, a ideia é de que o X siga esta linha e tenha um alcance similar ao dessas outras plataformas. E a aquisição do Twitter pode ser um bom meio para isso, já que o próprio Elon Musk comparou o potencial do Twitter à onipresença da Tencent na China.
E neste planejamento, já existe algo minimamente avançado: assim que o empresário concordou em comprar o Twitter em maio, ele estabeleceu uma holding, intitulada de X Holdings, para abocanhar o microblogging após a conclusão da aquisição.
Quando isso vai acontecer é a grande dúvida, mas o bilionário afirma que o Twitter acelerará o projeto X “em três a cinco anos”.
Desafios pela frente
A proposta pode soar interessante, mas vale lembrar que falta um pequeno detalhe antes de tudo isso: efetivar a compra do Twitter. E para que isso aconteça, Elon Musk estipulou algumas condições, como obter o financiamento da dívida e a exigência de que o tribunal de Delaware desista de todos os procedimentos legais relacionados ao processo da rede social contra ele.
Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock
Se isso acontecer, talvez seja difícil que uma nova reviravolta surja para melar (novamente) o negócio. E a partir daí, os planos para o super app X deixarão o campo abstrato para entrar em algo mais concreto.
Via: ZDNet e MarketWatch
Comentários