Novo recurso do navegador Edge envia imagens visualizadas por usuários à Microsoft
Justificativa é de que o navegador aplica efeito de "super resolução", o que ocorre em servidores externos; recurso ativado por padrão está em testesBy - Liliane Nakagawa, 14 junho 2023 às 8:45
Um serviço da Microsoft, ainda em teste alfa e beta, envia todas as imagens visualizadas pelos usuários do Edge à Microsoft. De acordo com a proprietária do navegador, o recurso promete melhorar a qualidade das imagens.
“Aprimore imagens e melhore a cor, a iluminação e o contraste usando a Super resolução para imagens”, descreve o novo serviço identificado no menu do Microsoft Edge, visível somente para alguns usuários e ativado por padrão.
Uma recente atualização da proprietária inclui mais informações à descrição, na qual explicita que as URLs de imagens visualizadas no navegador são encaminhadas à Microsoft quando o recurso estiver ativado.
“Aprimore as imagens e melhore a cor, a iluminação e o contraste usando a Super resolução para imagens. As URLs das imagens serão enviados à Microsoft para fornecer super-resolução. Você pode optar por usar imagens aprimoradas em sites de sua preferência”, leia-se na descrição completa.
Vale lembrar que nem todos os usuários da versão menos estável do navegador (Edge Canary) devem ver a descrição do recurso “aprimorar imagens” atualizada no momento, embora seja possível que a empresa tenha incluído o envio de informações apenas ao Canary, é possível também que tais informações sejam enviadas apenas quando outras versões do Edge usarem o recurso.
Trocar o melhoramento de imagens pela coleta agressiva de dados está muito aquém de uma justificativa aceitável, além de ser claramente um problema de privacidade, já que imagens podem revelar muito sobre o usuário.
Esta não é a primeira vez que o Microsoft Edge envia informações de navegação à proprietária. Em abril, foi a vez do programa coletar qualquer página visualizada no motor de busca Bing (quando o recurso de acompanhamento de criadores do navegador estivesse ativado).
What is causing Edge to leak all visited URLs following latest update? API is: bingapis.com/api/v7/followweb/isfollowable ?
byu/hackermchackface inbrowsers
A Microsoft também está testando uma opção que ativa o recurso somente para sites específicos, segundo capturas de imagens de um usuário no Twitter. Embora limite a quantidade de informações, isso não significa que a Microsoft deixará de coletá-las quando os usuários as acessarem pelo Edge.
Edge now lets you add specific sites where images will NOT be enhanced (Canary), and the description of this feature has been updated to make it clear that "image URLs will be sent to Microsoft to provide super resolution":https://t.co/UU5isngon9 pic.twitter.com/4PQ0lJIdI4
— Leopeva64 (@Leopeva64) June 11, 2023
Como evitar que o navegador Edge envie imagens para Microsoft
O recurso ativado por padrão pode ser desabilitado pelo usuário.
Basta acessar no menu do navegador Privacidade > role até a seção Pesquisa e Serviços > aba Configurações > desative a opção “Aprimorar imagens no Microsoft Edge“.
Comentários