Um serviço da Microsoft, ainda em teste alfa e beta, envia todas as imagens visualizadas pelos usuários do Edge à Microsoft. De acordo com a proprietária do navegador, o recurso promete melhorar a qualidade das imagens.

“Aprimore imagens e melhore a cor, a iluminação e o contraste usando a Super resolução para imagens”, descreve o novo serviço identificado no menu do Microsoft Edge, visível somente para alguns usuários e ativado por padrão.

Novo recurso do navegador Edge envia imagens visualizadas por usuários à Microsoft

Imagem: Reprodução/Ghacks

Uma recente atualização da proprietária inclui mais informações à descrição, na qual explicita que as URLs de imagens visualizadas no navegador são encaminhadas à Microsoft quando o recurso estiver ativado.

“Aprimore as imagens e melhore a cor, a iluminação e o contraste usando a Super resolução para imagens. As URLs das imagens serão enviados à Microsoft para fornecer super-resolução. Você pode optar por usar imagens aprimoradas em sites de sua preferência”, leia-se na descrição completa.

Vale lembrar que nem todos os usuários da versão menos estável do navegador (Edge Canary) devem ver a descrição do recurso “aprimorar imagens” atualizada no momento, embora seja possível que a empresa tenha incluído o envio de informações apenas ao Canary, é possível também que tais informações sejam enviadas apenas quando outras versões do Edge usarem o recurso.

Trocar o melhoramento de imagens pela coleta agressiva de dados está muito aquém de uma justificativa aceitável, além de ser claramente um problema de privacidade, já que imagens podem revelar muito sobre o usuário.

Esta não é a primeira vez que o Microsoft Edge envia informações de navegação à proprietária. Em abril, foi a vez do programa coletar qualquer página visualizada no motor de busca Bing (quando o recurso de acompanhamento de criadores do navegador estivesse ativado).

What is causing Edge to leak all visited URLs following latest update? API is: bingapis.com/api/v7/followweb/isfollowable ?
byu/hackermchackface inbrowsers

A Microsoft também está testando uma opção que ativa o recurso somente para sites específicos, segundo capturas de imagens de um usuário no Twitter. Embora limite a quantidade de informações, isso não significa que a Microsoft deixará de coletá-las quando os usuários as acessarem pelo Edge.

Como evitar que o navegador Edge envie imagens para Microsoft

O recurso ativado por padrão pode ser desabilitado pelo usuário.

Basta acessar no menu do navegador Privacidade > role até a seção Pesquisa e Serviços > aba Configurações > desative a opção “Aprimorar imagens no Microsoft Edge“.

Novo recurso do navegador Edge envia imagens visualizadas por usuários à Microsoft

Imagem: Reprodução/Neowin

 

Com informações Neowin e Ghacks

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários