A Netflix está entrando de vez no universo gamer. No final de agosto, a empresa iniciou seu projeto de games com dois jogos de Stranger Things na Polônia. Agora, foi descoberto o misterioso Eden Unearthed: o primeiro jogo de realidade virtual da Netflix, disponível gratuitamente para Oculus Quest e Oculus Quest 2.

Eden Unearthed é um título baseado na série Eden, lançada no final de maio na plataforma. A produção conta a história de dois robôs que vivem na Terra após a extinção humana. Durante uma missão rotineira em uma fazenda, eles encontram uma garota humana de verdade. A partir daí, os robôs decidem criar a garotinha em segredo.

Série Eden, da Netflix
Divulgação: Netflix

No jogo VR, os players andam em alta velocidade em cima de uma moto passando por diversos ambientes. A experiência do game é basicamente voltada para as narrações e interações espalhadas ao longo do título.

Mas apesar de ser o primeiro jogo de realidade virtual da Netflix, o game não é tão novo como se pensa. Isso porque segundo sua descrição no App Lab — aplicativo em que está alocado —, o título está disponível desde 20 de abril deste ano. E como a streaming não chegou a fazer nenhum anúncio, só foi descoberto agora.

O App Lab é uma espécie de “campo de testes” para jogos Quest, o que pode indicar que o projeto ainda está em desenvolvimento. Infelizmente, não há como pesquisar os últimos lançamentos e quem quiser descobrir possíveis novos jogos terá que digitar o título exato do game ou acessar o link para a lista.

Ao que parece, a Netflix tem utilizado essa estratégia silenciosa para testar seu projeto de games. É incerto se novos jogos baseados em séries e filmes serão lançados nos próximos meses, mas a comunidade certamente ficará “de olho” no App Lab para tentar descobrir alguma outra novidade.

[–quebra–]

Netflix lança plano móvel gratuito no Quênia

Saindo do universo de jogos para entrar no assunto séries e filmes, a Netflix está lançando um plano gratuito para smartphones Android no Quênia. Com isso, os residentes locais terão acesso a um catálogo limitado — aproximadamente um quarto da biblioteca —, que inclui temporadas completas de alguns programas selecionados.

A partir desta semana, os usuários do Quênia poderão assistir aos conteúdos elegíveis no plano, sem anúncios e sem a necessidade de incluírem informações de pagamento. O único requisito é ser maior de idade e os usuários terão que criar um login (com e-mail) para o acesso.

A estratégia utilizada é a mesma vista em alguns jogos freemium. A Netflix espera que os quenianos se familiarizem e gostem de utilizar o serviço. Uma vez atraídos, esses planos móveis gratuitos poderão ser transformados em upgrades para assinaturas pagas, expandindo o alcance da plataforma para TVs e outros dispositivos.

Vale frisar que essa é a primeira vez que a plataforma de streaming oferece um plano gratuito nestes moldes. Anteriormente, a empresa chegou a disponibilizar parte de seu conteúdo no YouTube, além de um portal gratuito com uma pequena seleção de títulos. O plano móvel gratuito no Quênia continuará a ser implementado nas próximas semanas.

Fonte: Android Central/The Verge