DuckDuckGo inclui respostas de busca alimentadas por IA
DuckAssist é alimentada apenas com informações encontradas na Wikipédia e Encyclopædia Britannica; restrição de fontes se deve à preocupação com exatidão das informações fornecidas pelo recursoBy - Liliane Nakagawa, 8 março 2023 às 16:43
O DuckDuckGo, mecanismo de busca focado em privacidade, lançou nesta quarta-feira (8) a versão beta do DuckAssist, funcionalidade que adiciona resumos precisos gerados por IA generativa às consultas no buscador feitas pelos usuários.
Ao contrário do New Bing e Bard, que é alimentada por milhares de sites, o DuckAssist é restrito apenas às informações da Wikipédia e da Encyclopædia Britannica como fontes para resultados, para evitar que informações incorretas sejam usadas para gerar respostas.
De acordo com o DDG, a escolha da Wikipédia como a principal fonte de informações para o DuckAssist se deve à relativa confiabilidade em um amplo espectro de tópicos, com organização transparente e fontes que podem ser facilmente rastreadas pelas citações listadas.
No entanto, embora os resultados gerados hoje sejam totalmente alimentados pelos dados da enciclopédia online mantida pela comunidade de voluntários, há planos para expansão. A empresa está “experimentando como incorporar outras fontes poderia funcionar, e quando usá-las”, antecipa o fundador do DuckDuckGo Gabe Weinberg ao TechCrunch.
Isso sugere que o DDG pode procurar fontes que se adaptem ao contexto, como por exemplo, uma consulta relacionada a notícias atuais poderia ser melhor respondida se o DuckAssist busque a informação em uma mídia confiável de notícias.
Como funciona e como usar o DuckAssist, ferramenta de IA adicionada ao buscador do DuckDuckGo
Por enquanto, DuckAssist está disponível nos aplicativos e extensões do navegador do DuckDuckGo, e com planos para expandir a implementação a todos os usuários nas próximas semanas.
O uso do recurso beta, que por enquanto está disponível apenas em inglês, é livre e não necessita de login para acessá-lo.
O objetivo é ajudar os usuários a encontrarem informações factuais mais rapidamente, logo, o recurso aparece como opção quando a tecnologia avalia quando a consulta é específica. “Se você procurar por uma dúvida em qualquer aplicativo DuckDuckGo ou extensão do navegador, e o DuckAssist achar uma resposta da Wikipédia, você poderá ver um ícone de varinha mágica e o botão ‘Pergunte-me’ na parte superior dos resultados de sua busca”, explica o DDG.
Caso a resposta já tenha sido solicitada anteriormente por outro usuário do DDG, ela será exibida automaticamente no topo da busca, de acordo com o DuckDuckGo.
Outro ponto esclarecido por Weinberg em relação ao funcionamento do DuckAssist está no uso da própria tecnologia para indexação, que “identifica os trechos de texto relevantes do Wikipédia, e depois pede aos modelos [citados anteriormente] para formatar as respostas de uma forma que seja diretamente responsiva à consulta”.
Para alimentar o resumo do DuckAssist, são usados atualmente os modelos Davinci, da OpenAI, e Claude, da Anthropic, conta Weinberg, antecipando que o DDG está “experimentando” o novo modelo Turbo, da OpenAI, recentemente anunciado.
Preocupação com a exatidão e a privacidade
Uma das principais preocupações primordiais associadas a aplicações de IA generativa está na tendência da tecnologia de inventar informações, soando credíveis aos usuários.
Sobre isso, Weinberg diz que o DuckAssist foi projetado para aumentar a probabilidade de dar respostas corretas, ao mesmo tempo que adverte ter sido uma gerada automaticamente – além disso, o recurso ainda aponta para as fontes de referência para que os usuários façam a própria checagem de fatos.
“O trabalho de um mecanismo de busca é trazer à tona rapidamente informações confiáveis. Projetamos o DuckAssist de forma a aproveitar o que a tecnologia da linguagem natural faz bem, enquanto tenta aumentar a probabilidade de dar uma resposta correta quando ela aparece nos resultados da busca. Fizemos isso limitando intencionalmente as fontes das quais o DuckAssist está se resumindo”, diz ele. “Por enquanto, DuckAssist está apenas extraindo respostas da Wikipédia e de um punhado de fontes relacionadas, como a Britannica. Isso limita muito a probabilidade do DuckAssist gerar informações incorretas ou ‘alucinar’, onde a ferramenta de IA compõe informações aleatórias.
“No entanto, sabemos que não será correto 100% do tempo — se não fornecermos o texto mais relevante [para a IA] para resumir, por exemplo, ou se a própria Wikipédia tiver erros. Em qualquer caso, rotulamos cada resposta como não verificada independentemente quanto à precisão e fornecemos um link para o artigo mais relevante da Wikipédia para mais informações”.
Para os usuários que preferem não visualizar os resumos gerados pela IA, a empresa diz que é possível desativar as Respostas Instantâneas (incluindo o DuckAssist).
Em relação à privacidade, o DDG promete que buscas com IA é anônima, sem que nenhum dado seja compartilhado com os terceiros com os quais trabalha para integrar a capacidade gerativa da IA ao mecanismo de busca. Em uma postagem no blog, o fundador do DDG observa que as buscas anônimas dos usuários também não estão sendo usadas para treinar os modelos de IA de seus fornecedores.
Embora o recurso ainda esteja disponível apenas para uma minoria de consultas, Weinberg pede para que os usuários deixem um feedback sobre a qualidade dos resumos da DuckAssist (localizado ao lado das respostas do recurso e que também anônimos e restritos ao próprio DuckDuckGo).
Com informações TechCrunch e BleepingComputer
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