A versão global do jogo mobile Dragon Quest Tact será descontinuada às 5h00 de 29 de fevereiro de 2024 (horário de Brasília), segundo anúncio conjunto entre a desenvolvedora Aiming e a publisher e dona da franquia de RPG Square Enix.

O jogo, cujo app foi originalmente lançado em 2020 no Japão e no ano seguinte para o resto do mundo, tornou-se “uma experiência difícil de ser mantida”, de acordo com o comunicado divulgado no site da publisher japonesa – o qual você pode ler logo abaixo:

“Muito obrigado por jogar Dragon Quest Tact.

Sentimos muito em informar que tomamos a difícil decisão de descontinuar o app Dragon Quest Tact a partir das 5h00 de 29 de fevereiro de 2024 (PST).

Em nome de todo o time de produção do Dragon Quest Tact, nós pedimos desculpas pelo anúncio abrupto, mas também estamos sinceramente agradecidos pelo apoio que recebemos de nossos jogadores.

Desde o seu lançamento em 27 de janeiro de 2021, nós buscamos oferecer uma incrível e proveitosa experiência de jogo para os nossos usuários, todos os dias, que pudesse exceder aquela do dia anterior. Entretanto, nós chegamos à conclusão de que seria difícil manter a experiência do app, por isso optamos por terminá-la.” – Square Enix/Aiming

O restante do comunicado é uma agenda de detalhes a serem considerados para o fim gradual do jogo.

É válido notar que o comunicado acima refere-se apenas ao lançamento global de Dragon Quest Tact – a data de lançamento refere-se à versão internacional do jogo. A Square Enix não fez qualquer menção à oferta do jogo no Japão, onde a franquia é extremamente popular, então isso pode significar que, por lá, as coisas permanecerão inalteradas.

O jogo, como implica o nome, é baseado na franquia Dragon Quest de RPG – uma marca bastante conhecida no Ocidente mas que, no Japão, rivaliza Final Fantasy em termos de popularidade. Inclusive, ambas as franquias uniram forças após a fusão entre a antiga Squaresoft (de Final Fantasy) e a Enix (de Dragon Quest). De lá para cá, a audiência de ambos os jogos no Japão é tanta que a empresa se comprometeu com as administrações municipais a nunca lançar nenhuma nova edição delas em dias úteis – pessoas faltavam ao trabalho e em escolas/universidades para esperar na fila pela chance de comprar os produtos.

Dragon Quest Tact é, essencialmente, um RPG free to play que segue o conhecido estilo gacha – você “aposta” com moedas virtuais oferecidas pelo jogo, buscando a aquisição de novos personagens para compor grupos de combate contra monstros e progredir na história. Neste caso, “personagens” implicam vários nomes conhecidos de toda a franquia Dragon Quest.

Em outras plataformas, o lançamento completo mais recente da marca foi Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age, que chegou em 2017 e teve uma releitura entre 2019, 2020 e 2021, contemplando consoles e PCs. Em 2021, a Square Enix anunciou a sequência –  Dragon Quest XII: The Flames of Fate – mas desde então, nenhuma nova informação foi divulgada.

Paralelamente, Infinity Strash: Dragon Quest – The Adventures of Dai, uma espécie de simplificação da fórmula da franquia para abraçar novos fãs, chegou em setembro deste ano – uma boa pedida para quem quer navegar por Dragon Quest sem ter que se aprofundar demais no cânone oficial (ainda que com alguns bugs bem bobos).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários