O mundo que se prepare, pois imagens inéditas do universo estão prestes a ser reveladas. Nesta terça-feira (12), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) compartilhará as primeiras capturas coloridas do telescópio James Webb, o maior e mais complexo observatório de ciência espacial do mundo.
Desenvolvido pela Nasa (em parceria com outras agências espaciais), o observatório de US$ 10 bilhões é capaz de observar objetos e eventos ocorridos há 13,7 bilhões de anos. Tudo isso graças a instrumentos e ferramentas que permitem ao James Webb concentrar-se em objetos infravermelhos — como galáxias extremamente distantes.
A capacidade do James Webb permitirá descobertas inéditas sobre o universo infravermelho, além de outros mistérios científicos do universo. E a boa notícia é que uma prévia desse potencial será visto já nesta terça, marcando um pontapé oficial das operações gerais do observatório.
Primeiros alvos
Felizmente, a Nasa já deu spoilers do que o mundo pode esperar quando as primeiras imagens coloridas do telescópio forem divulgadas. Segundo a agência, as capturas iniciais tiveram como foco cinco alvos específicos:
- Nebulosa de Eta Carinae: também conhecida como Nebulosa de Carina, ela é uma das maiores e mais brilhantes nebulosas — pontos onde as estrelas se formam — do céu. Falando especificamente da Carina, ela é o lar de muitas estrelas massivas muito maiores que o Sol.
- Nebulosa do Anel Sul: com quase meio ano-luz de diâmetro e localizada a cerca de 2 mil anos-luz de distância da Terra, trata-se de uma nebulosa planetária — uma nuvem de gás em expansão, envolvendo uma estrela moribunda.
- WASP-96 b: o alvo consiste em um planeta gigante, composto principalmente de gás, que está fora de nosso sistema solar (localizado a cerca de 1.150 anos-luz da Terra). O astro orbita sua estrela a cada 3,4 dias e possui aproximadamente metade da massa de Júpiter.
- SMACS 0723: aglomerados maciços de galáxias em primeiro plano que ampliam e distorcem a luz dos objetos atrás deles, permitindo uma visão de campo profundo em populações de galáxias extremamente distantes e intrinsecamente fracas.
- Quinteto de Stephan: grupo compacto de galáxias localizado na constelação de Pégaso, a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. Vale destacar que quatro das cinco galáxias dentro do quinteto estão presas em uma “dança cósmica” de repetidos encontros imediatos.
[–quebra–]
Prévia das imagens do telescópio James Webb
Mas antes da divulgação oficial que será realizada pela Nasa, haverá uma prévia já nesta segunda-feira (11). À partir das 18h (horário de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelará a primeira imagem colorida do James Webb. A transmissão ao vivo será exibida na TV da Nasa e a captura será disponibilizada no site da agência.
We can’t contain the excitement for @NASAWebb‘s first full-color images!
On Monday, July 11 at 5pm ET (21:00 UTC), President Biden will unveil one of the space telescope’s first images of deep space as a preview of what’s ahead: https://t.co/kP5JdQEpVz pic.twitter.com/1wFZGkqrx8
— NASA (@NASA) July 11, 2022
O evento servirá de “esquenta” para o compartilhamento oficial das demais capturas, que serão compartilhadas — por meio de outra transmissão ao vivo — a partir das 11h30 desta terça-feira.
Fonte: Nasa