ID Apple: o que é e para que serve?
A conta Apple é exigida para acessar o iMessage, iCloud, App Store, iTunes Store, FaceTime e outros serviçosBy - Jessica Pinheiro, 28 junho 2022 às 18:33
Os adeptos de aparelhos Android certamente já estão acostumados com a conta Google solicitada para utilizar os aplicativos mais comuns da empresa (Gmail, YouTube, Calendário, Chrome, entre outros). Pois bem, nos dispositivos Apple é a mesma coisa: o ID Apple é necessário para acessar os serviços do iPhone, iPad, Mac e outros.
Basicamente, o ID Apple contém tanto as informações do usuário quanto do dispositivo, tais como nome e número de série, por exemplo. Além disso, é por meio dessa credencial que você consegue acessar os principais aplicativos da empresa da Maçã, ou seja: App Store, iTunes Store, FaceTime, iMessage, Compartilhamento Familiar, Buscar e iCloud.
Dá para criar uma conta da Apple sem um aparelho?
Geralmente, a conta da Apple é configurada logo que o usuário adquire um aparelho da Maçã e o utiliza pela primeira vez. Porém, é possível sim criar uma credencial sem um aparelho, bastando acessar a página da ID Apple, por exemplo. Ao utilizar os aplicativos citados acima, as informações são sincronizadas nos aparelhos Apple onde a sessão está ativa.
Quais são os principais serviços que exigem ID Apple?
A loja de aplicativos App Store e o serviço de música iTunes Store necessitam do ID Apple para realizar o download dos arquivos. Já o FaceTime e iMessage exigem a credencial para conectá-lo a outras pessoas com conta da Apple, do contrário, você não consegue se comunicar com ninguém.
O serviço de Compartilhamento Familiar, usado para dividir fotos, assinaturas e compras com pessoas do mesmo grupo e o Buscar, que permite encontrar dispositivos perdidos e que membros do Compartilhamento Familiar possam localizá-lo, também necessitam de ID Apple.
O iCloud, serviço de nuvem onde todos os dados do usuário e do aparelho são sincronizados, também requer um ID Apple. Aqui, ficam armazenados seus contatos, dados de navegação (Safari) e do aplicativo Wallet, calendário, logins e senhas de acesso, fotos, vídeos… Basicamente tudo.
É possível usar um iPhone, iPad ou Mac sem ID Apple?
Sim, porém, não é recomendado, pois o acesso aos serviços citados acima exigem uma credencial da Apple. Do contrário, você não consegue baixar aplicativos, tampouco utilizá-los. Até mesmo os dados do iCloud são excluídos do aparelho quando você encerra a sessão.
Comentários