Início Dicas e Reviews Dicas para você aproveitar Red Dead Redemption 2

Dicas para você aproveitar Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 ainda é um dos jogos mais incríveis e bonitos da geração, e nunca é tarde para começar a jogá-lo.

Apesar de ter sido lançado em 2018 para PS4 e Xbox One e em 2019 para os PCs (a versão de Steam chegou mais tarde), Red Dead Redemption 2 ainda é um dos jogos mais ambiciosos, bonitos e artísticos da geração, e com certeza é um marco a ser lembrado quando citarmos os jogos que resumem a oitava geração de consoles, mostrando do que ela era capaz.

E se você está se questionando o quão bonito esse jogo é, saiba que um canal de TV, recentemente, confundiu um screenshot do jogo com uma imagem real e a passou na sua programação. Mas, digamos que você decidiu dar uma chance agora a essa obra de arte, seria bom ter algumas dicas para que possa aproveitar ao máximo essa história, não é?! Sendo assim, decidimos fazer esse artigo para te ajudar na empreitada!

A pressa é (definitivamente) inimiga da perfeição

Rdr2
Fonte: Rockstar Games

Antes de tudo, é importante frisar uma característica de Red Dead Redemption 2: ele quer te colocar na pele de Arthur Morgan, o personagem que você controla, e vai levar o tempo necessário para isso. No começo, certamente você vai achar o jogo lento demais, com coisas tendo que ser pegas uma a uma, armas tendo que ser retiradas de seu cavalo, ou até mesmo o peso de seu protagonista sentido na forma de andar. Mas não se assuste com isso, insista e tente analisar o porquê disso acontecer e o porquê do jogo ser assim.

O fato é que Red Dead 2 quer te colocar em um estado específico de espírito que em muito conversa com a história que está sendo contada ali. Obviamente, não vamos entregar spoilers dos acontecimentos, mas apenas pense que, quando o jogo parece querer forçar você a aproveitar o momento, é isso mesmo que você deveria fazer. Com um pouco de costume e com as horas passando, mesmo sem saber, você vai estar admirando a natureza, conversando na cidade, cuidando de seu cavalo, pescando… e, as vezes, só olhando para o horizonte e deixando o protagonista respirar aquele ar do campo. Você vai entender quando jogar.

Cuide de Arthur Morgan e de seus amigos

Sua Gangue
Fonte: Rockstar Games

Red Dead Redemption 2 é um jogo que foca no realismo, e isso acontece de formas que você nem imagina. Por exemplo, saiba que ao lutar ou entrar em um tiroteio na lama ou na terra, suas roupas vão ficar sujas? E não, isso não é apenas um detalhe. Se você andar pela cidade todo sujo e entrar em estabelecimentos, os NPCs vão comentar sobre a sua sujeira e em como você está sendo mal educado, e você pode até ser enxotado por alguns. Nem mesmo seus amigos em seu acampamento vão deixar passar os seus modos.

Então, para isso, existem casas de banho no jogo onde você pode pagar para se limpar (e sim, você controla seu personagem no banho e deve lavá-lo). Caso você tenha preguiça de ir até uma cidade e pagar por isso, bem, sempre tem a opção de nadar em algum rio. E não é só no banho que você pode se cuidar, você pode comprar roupas novas, aparar sua barba (ou comprar tônicos para aumentá-la ainda mais), entre muitas opções. E nem as roupas são apenas um enfeite: em climas frios ou de calor, você deve se vestir adequadamente, ou Arthur vai perder vida.

Acampamento
Fonte: Rockstar Games

Além de cuidar de si mesmo, você pode ajudar com dinheiro no seu acampamento e decidir qual o próximo item a ser comprado nele. Com isso, é possível liberar ainda mais vantagens para você, e seus amigos vão gostar de sua atitude, liberando mais diálogos e vantagens. E acredite, os diálogos do jogo são incríveis, eu passei o jogo inteiro sem ouvir uma linha de diálogo repetida sequer. Por muitas vezes, eu ia ao acampamento e passava horas só vendo os personagens conversarem entre si ou comigo, e isso é mais uma prova do quão imersivo esse jogo pode ser.

O seu cavalo é muito mais que apenas um meio de transporte

Cavalo
Fonte: Rockstar Games

Outra magia que a imersão de Red Dead 2 consegue criar é a de você se apegar, e muito, ao seu cavalo. Assim como você, ele vai precisar de muitos cuidados e vai se apegando aos poucos, ficando muito mais responsivo e obediente no processo, e até mesmo melhorando status. Portanto, é preciso escovar o seu cavalo para limpá-lo, comprar selas novas para ele, dar comida… e isso, além de fazer você se apegar a ele, também é necessário, já que o seu cavalo será definitivamente o companheiro mais presente na sua aventura.

O mundo desse jogo é imenso, e na época em que ele se passa não existiam carros, apenas carruagens e trens. Embora seja possível pagar por esses serviços, eles são limitados e te levam a pontos específicos. Então, acostume-se ao fato de que você é um cowboy e vai cruzar esse belo mundo a cavalo. Na viagem, seu cavalo vai guardar as suas armas maiores, e você pode pegá-las quando descer. Ele vai cansar caso use muito a sua estamina e vai servir para você guardar itens ou peles de caça de animais que caçou, além, claro, de Arthur conversar com ele de vez em quando para agradá-lo. Cuide bem de seu cavalo e ele vai cuidar bem de você.

Enquanto está cavalgando, você pode ativar a chamada “Câmera de Cinema”. Isso faz com que o cavalo ande sozinho até um ponto do mapa escolhido – e eu não recomendo essa ferramenta. Além de seu cavalo poder tropeçar em uma pedra e derrubá-lo, ou até mesmo matá-lo, caso não tome cuidado, você pode perder muitos eventos pelo mapa, que ocorrem a todo momento e são muito divertidos e recompensadores.

O combate e suas armas

Armas
Fonte: Rockstar Games

É claro que a imersão e a tranquilidade que esse jogo passa são impressionantes, mas isso não seria um jogo completo sobre foras da lei no velho oeste sem tiroteios e roubos, não é mesmo? E Red Dead Redemption 2 certamente não desaponta nesse quesito também. Para começar, conforme a história avança e você vai vencendo combates, melhor Arthur vai ficando e mais opções vão aparecer. A quantidade de armas é bem grande, e uma dica que vai salvar seu tempo e dinheiro é: foque em upgrades para suas armas, e não tanto em armas novas. Armas novas são frequentemente deixadas por inimigos quando mortos, e você pode pegá-las assim.

De qualquer modo, o combate do jogo não é muito difícil. Apesar das armas terem status de dano e afins, todas elas são boas e podem despachar inimigos com facilidade, ainda mais depois que você liberar a habilidade chamada Dead Eye, que deixa o tempo lento e permite que você mire com cuidado. A arma que você usar não vai importar muito quando mirar para a cabeça dos inimigos, afinal.

Atirando
Fonte: Rockstar Games

Cada arma possui suas características. Revólveres precisam ser engatilhados antes do próximo tiro, e você tem que apertar o botão uma vez mais (aperte para atirar, aperte para engatilhar, aperte para atirar), portanto, sempre verifique como uma arma se comporta antes de levá-la para o combate. Caso tenha dúvidas, veja nas opções os controles do jogo para a plataforma que você está jogando.

Caçar ou ser caçado

Caça
Fonte: Rockstar Games

Além de todas as outras atividades já citadas (e outras que você vai descobrir jogando), é possível caçar animais neste jogo. E não é apenas ir atrás de um e atirar, a caça é praticamente um outro game completo dentro de Red Dead 2, e você vai aprender em tutoriais in game como cada parte dela funciona, aqui vamos dar a visão geral.

Com seu Eagle Eye, você pode verificar várias informações: o odor de Arthur e para onde ele está indo, útil para que o animal não consiga sentir sua presença e ir embora, o rastro do animal, para que você saiba por onde ele anda e poder colocar armadilhas ou armar emboscadas, entre outras coisas. Portanto, não negligencie o uso do Eagle Eye quando estiver caçando.

Arco
Fonte: Rockstar Games

A escolha da arma também é muito importante caso você queira carnes valiosas e peles ótimas para vender ou fabricar itens. Apenas use a lógica: se o animal é pequeno ou médio, talvez um arco e flecha seja melhor do que um rifle para que você o mate sem estragar muito sua carne e pele, não é mesmo? Ah, e existem animais lendários pelo jogo que geram recompensas especiais quando caçados, mas suas caças geralmente são as mais difíceis de serem feitas.

Após matar o animal, não se esqueça de se aproximar e apertar o botão correspondente para que Arthur retire a pele dele. Após isso, se ela for grande, volte a seu cavalo e coloque-a lá. E sim, você vai precisar levar seu cavalo com elas até o vendedor para poder vendê-las. E sim, se você passar em um rio muito fundo, seu cavalo vai nadar, mas a pele em sua traseira vai cair e pode ser perdida. Pois é, o jogo é realista, portanto, se algo aconteceria na realidade, provavelmente vai ocorrer por aqui também. Tenha sempre isso em mente.

Como se comporta o seu Arthur Morgan?

Por do sol
Fonte: Rockstar Games

A história de Red Dead Redemption 2 faz um trabalho fenomenal em te mostrar como Arthur Morgan é. De longe, uma das melhores mecânicas do jogo é o diário dele, que mostra seus pensamentos, hobbies, e coisas em geral que ele pode não falar, mas está pensando. Só que isso não significa que você não tem a liberdade para escolher como quer agir.

A todo momento você pode escolher como enfrenta uma situação. Caso não saiba, você pode falar com qualquer NPC no jogo, para cumprimentá-lo, ou xingá-lo, e ele vai responder a isso da forma esperada (aliás, sempre converse quando puder, para liberar várias missões assim). Então, se você quer ser o pior bandido que já pisou pelo velho oeste, vá em frente e seja rude com todos que puder.

NPC
Fonte: Rockstar Games

Você pode também assaltar pessoas e casas em busca de dinheiro, atirar em pessoas na rua, roubar lojas, e mais uma infinidade de maldades. Mas claro que isso vai ter consequências, e não só na história.

Para começar, sua vida será muito difícil, pois você será caçado por policiais e caçadores de recompensa aonde for. Se quiser evitar isso, pode cometer um assalto trocando para uma roupa diferente, e usando uma boa máscara que ninguém na cidade conheça, porém, isso ainda assim fará com que a polícia procure um cara desconhecido com essas roupas, e se você voltar lá com elas, eles vão reconhecer que você é o procurado.

O “crime perfeito” é muito difícil de ser feito no mundo de Red Dead 2, e embora isso possa ser um ponto negativo para alguns, bem, não podemos negar que é mais realista do que simplesmente destruir tudo pela frente e se livrar como se nada tivesse acontecido e, como já foi dito acima, ser realista e imersivo é o foco aqui.

Comer, dormir, beber e cozinhar

cozinhando
Fonte: Rockstar Games

Entre uma missão épica e outra, Arthur Morgan vai precisar de mais do que apenas um banho, ele vai precisar repor as energias. Felizmente, as opções são muitas, e são bem interessantes também!

Para começar, em um horário fixo você poderá comer em seu acampamento. A carne dos animais que caçou também podem ser cozinhadas para que você coma ou guarde para depois. Mercados podem servir refeições, e existem saloons que vendem comida e bebida. Existem ainda barras no canto da tela que mostram suas necessidades, e você terá menos resistência e vai começar a perder vida caso esteja passando fome ou sem nenhuma estamina. Cigarros e bebidas servem para aumentar outras barras, como a de Dead Eye. Além disso, tem uma barra de fôlego, que é gasta ao você correr ou fazer muito esforço com algo.

Então, lembre-se sempre de dormir, descansar, e cuidar da saúde de Arthur, para ter mais resistência nos combates do game. Ao fazer coisas com Arthur, ele também vai ganhando níveis, e essas barras vão ficar maiores. Não exagere, porém: seu personagem vai emagrecer ou engordar de acordo com sua dieta e cuidados, e isso vai refletir no jogo também. Um Arthur subnutrido vai ter menos resistência a dano, enquanto um Arthur muito acima do peso não terá muito fôlego, por exemplo.

Red Dead Redemption 2 Online

online
Fonte: Rockstar Games

Caso você queira experimentar ainda mais esse mundo, saiba que existe um modo online extenso para o game. Esse modo tem sua própria história, vários tipos de upgrades para seu personagem, e o mapa inteiro do game para ser explorado por você e seus amigos, além de permitir que você crie seu fora da lei da forma que quiser.

E não para por aí, recentemente a Rockstar transformou o modo online em uma espécie de “jogo separado”, então você pode comprar apenas o modo online de Red Dead 2, se quiser! Tome cuidado caso queira jogar o game depois, já que o modo online pode estragar alguns pontos da história para quem nunca jogou.

Dicas gerais

Fogueira
Fonte: Rockstar Games

• Use o Eagle Eye para achar mais facilmente itens e objetos que você pode interagir. Caso esteja em um lugar apertado, use a visão em primeira pessoa para poder pegar o que quer mais facilmente.
• Explore. As melhores coisas do game são achadas explorando em lugares não marcados no mapa. Você pode achar que já viu tudo, mas acredite, tem muitos segredos que só os mais atentos vão encontrar.
• Sempre carregue itens para preencher a barra de seu Dead Eye. De longe ela é a habilidade mais poderosa do jogo e pode te salvar em vários momentos.
• Sempre carregue uma poção para recuperar seu cavalo, que vai se machucar caso caia de um lugar muito alto ou bata em alta velocidade.
• Sempre é bom carregar seu arco e flecha e uma arma de longa distância. Nunca se sabe o que você vai encontrar pelo caminho e só seu revólver pode não ser o suficiente.
• Se divirta! Não existe nenhuma pressão fora de missões para que você faça as coisas correndo. Esse é seu mundo e você é Arthur Morgan, aproveite a viagem!

E então, gostou das dicas? Consegui convencer você a testar essa obra de arte? Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando para mais dicas e notícias.

4 COMENTÁRIOS

  1. Poxa até que fim encontrei o artigo que estava precisando
    e ajudou muito. Infelizmente na internet e no youtube
    não encontrei bons conteúdos sobre esse assunto.
    Compartilhado nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Como montar a configuração ideal para seu PC gamer?

Montar um PC gamer não é tarefa fácil. Muitos detalhes, conexões e compatibilidades entre os componentes podem trazer "dor de cabeça", sem considerar os elevados custos que...

Por dentro do Black Friday do KaBuM!

Por dentro do Black Friday do KaBuM!. Participante em 12 edições da maior promoção anual da internet, o e-commerce se prepara para surpreender novamente milhões de visitantes, em busca dos melhores descontos. Enquanto a data tão esperada não chega, vamos relembrar como foi o evento em 2019.