O que rolou no 1º dia de Google I/O 2022: novos idiomas no Tradutor, novidades para YouTube e mais!
Veja as principais novidades anunciadas durante o principal evento do ano da empresa, que teve início nesta quarta-feira, em Mountain ViewBy - Tissiane Vicentin, 11 maio 2022 às 14:52
Começou nesta quarta-feira (11) o tradicional evento do Google para desenvolvedores, o Google I/O 2022. A empresa costuma apresentar novidades para os seus serviços e produtos durante a apresentação, que é uma das principais do ano para a empresa. E desta vez não foi diferente: novos idiomas para o Google Tradutor, transcrição para vídeos no YouTube e até um recurso de leitura dinâmica para o Docs, entre outras novidades fizeram parte deste primeiro dia.
Essas foram apenas alguns dos lançamentos, os quais resumimos tudo para você a seguir. Mas, antes de saber tudo o que rolou no primeiro dia de evento, queremos apenas lembrar que amanhã (12) tem o segundo e último dia de Google I/O.
Este ano, a tradicional apresentação voltou ao presencial. Como lembrou o CEO da empresa, Sundai Pichar, durante o keynote de hoje: “é bom estar de volta à Shoreline depois de três anos”.
Acompanhe o blog KaBuM! para ver a cobertura completa dos dois dias de evento. Agora, vamos ao que interessa?
As novidades do 1º dia de Google I/O
-
Tradutor
A empresa trouxe mais atualizações para o seu serviço de tradução, o Google Tradutor. Ao todo, os engenheiros da empresa trabalharam nos últimos meses para adicionar 24 idiomas ao recurso — incluindo o Guarani.
-
Maps
Durante o primeiro dia, também foi apresentado o Google Cloud Immersive Stream, uma tecnologia que permite aos usuários adentrar locais como restaurantes e visualizá-lo internamente — um pouco do que já está disponível no Maps ao utilizar o Street View, que conseguimos ver as ruas com detalhes, mas agora será possível fazer o mesmo para ambientes fechados. A expectativa é que o recurso seja liberado para os usuários globalmente aos poucos ainda neste ano.
Além disso, a navegação também ganhou um novo recurso que estima não apenas o menor tempo para chegar de um ponto a outro do mapa, mas o volume que o usuário pode economizar em emissão de carbono ao decidir por um ou outro caminho.
“Queremos que nossos usuários façam escolhas mais sustentáveis com nossos produtos”, afirmou Pichai. Dessa forma, os usuários podem identificar que um caminho irá emitir 18% menos de poluição, por exemplo. Com a ferramenta, o CEO afirmou que a estimativa da empresa é reduzir a emissão de carbono, dobrando a estimativa de economias até o final deste ano.
-
Buscas e diversidade
A empresa também tem trabalhado em aprimorar as buscas com relação à colorismo e informações mais fieis ao mundo real com relação aos mais diferentes tons de pele de pessoas não brancas. Dessa forma, foi criado o Real Tone: a ideia da tecnologia é trazer essas características de cores únicas para dentro das pesquisas, seja no buscador da empresa ou em Fotos.
Isso resolveria uma das principais reclamações com relação às buscas. Atualmente, é preciso especificar que você quer que a ferramenta retorne imagens com pessoas negras, por exemplo, se o usuário quiser realizar pesquisas que fujam dos padrões de mercado. Com a implementação, a busca por tons de pele distintos e não brancos poderá ser habilitado automaticamente.
Além disso, a gigante de Mountain View também anunciou uma ferramenta já disponível para uso, a Skin Tone Research podendo ser acessada pela URL: https://skintone.google. A ideia é ampliar a fonte de aprendizado de máquina do Google em termos de diversidade racial e étnica.
-
Google Wallet
Uma das principais novidades do dia foi a nova Google Wallet: uma versão atualizada da carteira digital do Google que possibilitará o armazenamento de informações para pagamentos, mas também outros dados como a sua carteira de estudante, identidade e também a carteira de vacinação.
A ideia é que, até o final do ano, os usuários poderão também incluir na Wallet informações de identificação. A iniciativa vai começar com usuários nos Estados Unidos, que poderão incluir a carteira de motorista digitalizada no celular.
Comentários