Temos um novo macOS no mercado: apelidada de “Sonoma”, a nova versão do sistema operacional para computadores da Apple foi apresentado hoje (5) durante o evento WWDC23 apresentado ao vivo pela empresa de Cupertino. Durante a (realmente longa) apresentação, a fabricante enfatizou vários recursos novos e outros não tão novos assim, mas que chegam ao sistema dos computadores da fabricante, como um modo dedicado para videogames, novidades voltadas ao aprimoramento de videoconferências e prioridades de segurança para navegação via Safari.


Acompanhe a cobertura completa da WWDC nesta segunda-feira aqui no blog KaBuM!. Veja também os outros anúncios do evento:

Como de praxe, a Apple não se comprometeu com datas definitivas de lançamento, mas ressaltou que o macOS Sonoma já está disponível em beta fechado a partir de hoje (5), e deve chegar ao beta aberto “em algumas semanas”. O lançamento definitivo – se o histórico da empresa servir de indício – deve ocorrer entre o terceiro e quarto trimestres de 2023.

[WWDC23] macOS Sonoma é introduzido com novos recursos para jogo e privacidade de navegação

Imagem: Apple/Reprodução

Games, Kojimão e macOS Sonoma: o que a Apple quer levar para entrar no mundo dos jogos eletrônicos

O ponto mais alto da apresentação foi definitivamente a dedicação a jogos: evidentemente, a Apple ainda não tem um grande histórico no setor dos videogames, mas aos poucos a empresa vai “acordando” para o setor e, consequentemente, recebe a mesma reciprocidade dos estúdios e publishers.

No caso do macOS Sonoma, a Apple inaugura o chamado “Game Mode“, que permite a “priorização de recursos de CPU e GPU” durante as partidas. Segundo a fabricante, o modo trabalha “com qualquer jogo” e, essencialmente, podemos resumi-lo como o mesmo que qualquer “modo Performance” de consoles e PC.

O mais interessante, no entanto, fica para os desenvolvedores: o GameKit permite a facilitação de adaptações de jogos para o PC – um problema bem grave se considerarmos a leva mais recente de jogos mal otimizados de consoles para o computador. Na prática, gamedevs que trabalham em estúdios que vão lançar jogos para o macOS terão uma ferramenta dedicada de otimização e, teoricamente, isso se traduz em menos bugs, menos erros e uma facilidade maior de customização sistêmica e updates.

E o ponto alto, para alguns: Hideo Kojima entrou na apresentação e introduziu a versão de diretor de Death Strandingo jogo que ele lançou pela Kojima Productions em novembro de 2019. Sem falhar em contar as coisas ao melhor “estilo Kojima” de comunicação, o diretor não disse “quando” o jogo deve chegar, mas prometeu que “outros títulos” da Kojima Productions também chegarão ao sistema – todos tirando proveito do novo processador M2 que virá nas máquinas mais fortes da “Maçã”.

Imagem mostra Hideo Kojima durante apresentação do WWDC23, onde a Apple falou do macOS Sonoma

O diretor de jogos, Hideo Kojima (Imagem: Apple/Reprodução)

Na parte mais técnica, usuários do macOS Sonoma terão acesso à capacidade de arrastar widgets pela tela diretamente do centro de notificações ou, melhor ainda, de um iPhone – desde que o smartphone e o computador estejam na mesma rede wi-fi. Na parte de videoconferência, a exibição da imagem da sua câmera toma prioridade no compartilhamento de tela, com ela ficando à frente do material, mas podendo ser ajustada para facilitar a visualização de partes específicas de um documento. Ajustes baseados em realidade aumentada completam o pacote e, talvez mais interessante, os recursos do novo sistema estão permeados em todos os apps mais conhecidos de chamadas por vídeo – Zoom, Google Meets, por exemplo.

Finalmente, o navegador Safari ganha novos recursos de privacidade, agora permitindo que perfis dedicados ao tipo de navegação sejam criados na mesma máquina: quer separar seus sites favoritos e histórico particular de suas páginas e ferramentas online de trabalho? Basta criar um perfil para cada parte – assim como alguns outros navegadores, só que de uma forma mais incisiva, aparentemente.

Ainda nesta seara, o Safari também consegue travar uma janela aberta em modo privado, além de um reforço mais robusto para a segurança na hora de compartilhar senhas e chaves de segurança via iCloud Keychain.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários