Youtuber usa Unreal Engine 5 para criar universo virtual super-realista
O artista Melhem Sfeir utilizou um modelo 3D de uma cidade na Sérvia para testar a tecnologia da Unreal Engine 5 e criar o ambiente com uma riqueza de detalhes únicaBy - Tissiane Vicentin, 5 dezembro 2021 às 16:21
Em mais uma demonstração da capacidade de criação de cenários super-realistas da Unreal Engine 5 (UE5), o youtuber Melhem Sfeir publicou um vídeo que surpreende pelos detalhes do ambiente.
Para quem não conhece, a Unreal Engine é uma ferramenta desenvolvida pela Epic Games, focada na criação de universos 3D e com intuito principal de trazer um gráfico avançado e cada vez mais realista para o mundo de desenvolvimento de jogos.
Mas, vale mencionar que, com essa demonstração e com a popularização de conceitos como metaverso, podemos esperar um futuro bem mais realista para os mundos virtuais.
De acordo com o próprio Sfeir, o ambiente escaneado para a produção do vídeo foi feito originalmente por um arquiteto sérvio – Nikšić Aleksandar –, que publicou a arte 3D em um perfil no sketchfab (site que reúne artes e modelos tridimensionais).
“Faz um tempo que estou querendo fazer uma fotogrametria de uma cena na UE5, talvez para adicionar algum senso de fotorrealismo, e encontrei esta incrível varredura de uma velha estrada”, explicou ele, na descrição do vídeo publicado no seu canal no Youtube.
No vídeo, é possível ver com detalhes as ruínas da estrada e também de objetos nela colocados, bem como sombra de árvores e outros pormenores.
Sfeir conta que fez pequenas edições do original, utilizando meshroom (um software de computação usado para reconstruir modelos em 3D) e o Unreal Engine, antes de jogar tudo no Unreal Engine 5, onde ele afirma que deixou “Nanite e Lumem fazerem sua mágica”, e finalmente obter o universo final publicado no vídeo.
Nanite e Lumen são as duas principais tecnologias liberadas com o Unreal Engine 5, que chegaram justamente para permitir um trabalho fino e bem fotorrealista para os jogos renderizados com a engine.
Por dentro da Unreal Engine 5
O Unreal Engine 5 tem previsão de lançamento na íntegra para o início de 2022, mas ele foi liberado em maio deste ano para desenvolvedores que quisessem testar as novidades e já ter um gostinho do que está por vir.
À época do anúncio sobre a nova versão do motor, engenheiros da Epic explicaram as duas principais tecnologias por trás do produto: a Nanite, de geometria de micropolígono virtualizado, é o que permite aos designers de games criar universos com uma riqueza de detalhes e texturas hiper-realista.
Enquanto a tecnologia Lumen é a que permite a aplicação de luz de uma maneira dinâmica dentro dos ambientes virtuais, sejam eles quais forem – de cenas com sol direto, ou iluminação artificial de lâmpadas e lanternas. Não importa qual a luz escolhida, o sistema adapta a iluminação de acordo com a intenção e da forma mais natural possível.
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