Há 31 anos seria difícil imaginar uma ferramenta como o ChatGPT. Mas graças a um desenvolvedor, isso agora é possível, já que o chatbot da OpenAI modificado ganhou uma versão para alguns Windows do século passado.

O criador da façanha trata-se do dev Dialup.net, que já havia feito um port do Wordle para o Windows 3.1. E por algum motivo, ele também resolveu levar o bot de inteligência artificial para sistemas operacionais mais antigos.

Como é de se imaginar, a tarefa não foi fácil. Primeiro porque máquinas com Windows antigos carecem de memória. Segundo porque estes PCs não oferecem suporte aos protocolos SSL/TLS modernos para navegar em sites modernos.

ChatGPT para Windows antigos

Imagem: reprodução/Dialup.net

A boa notícia é que Dialup.net conseguiu contornar os impasses. Para o problema de memória, ele criou uma outra versão do ChatGPT — chamada WinGPT — concisa, que vai direto ao ponto e não pode usar contextos de chats anteriores.

Já para lidar com o problema de navegação, o dev desenvolveu uma porta de 16 bits da biblioteca WolfSSL para suportar conexões TLS 1.2 e 1.3 no antigo sistema operacional. Não é algo seguro, mas vai garantir o uso do WinGPT.

ChatGPT para Windows antigos

Imagem: reprodução/Dialup.net

ChatGPT para Windows antigos já está disponível

Aos interessados, vale destacar que o ChatGPT modificado já está disponível por meio deste link. A ferramenta é compatível com o Windows 3.1 e com versões sucessoras de 16 ou 32 bits.

O passo a passo para a instalação está descrito no site do dev, mas curiosamente, a parte mais difícil pode ser encontrar alguém que ainda use sistemas operacionais do século passado em pleno 2023.

Via: Ars Technica

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários