Em mais um movimento contra a pirataria, a Big N. acaba de firmar um acordo para trazer o Denuvo ao Nintendo Switch. A ideia é que o software ofereça uma camada extra de segurança para que impedir que os jogos do portátil sejam emulados ilegalmente em PCs e outras plataformas.

Para quem não conhece, o Denuvo é um software anti-cheat e DRM (gerenciamento de direitos digitais) conhecido na indústria gamer. Em suma, a tecnologia protege a lógica e os dados confidenciais do jogo para evitar cheaters e inibir a emulação não autorizada de games.

Chegando ao Nintendo Switch

Nesta nova entrada para o Nintendo Switch, o objetivo é basicamente reforçar o combate à emulação ilegal de jogos do portátil, algo que tem sido visto com uma certa atenção pela Big N. nos últimos anos.

“Nós do Denuvo entendemos que a pirataria afeta negativamente a indústria de jogos e estamos trabalhando com partes da indústria para garantir que tenham as mais recentes tecnologias de proteção disponíveis. Nossa equipe está empolgada em fornecer uma solução que ajude os desenvolvedores e editores a combater a questão da pirataria do Nintendo Switch”, celebrou Reinhard Blaukovitsch, diretor administrativo da Denuvo.

Atualmente, o Denuvo está presente em mais de mil jogos protegidos — incluindo títulos como Fifa 22, Resident Evil Village, Deathloop, entre outros. Por ora, não se sabe quais (e nem quando) desenvolvedores incorporarão a tecnologia anti-cheat em jogos do console da Nintendo.

Notícia divide opiniões

Curiosamente, a notícia não deve ser muito bem recebida pela comunidade. O combate à pirataria pode resultar em mais lucros para serem revertidos em melhorias e novos títulos? Até podem. O grande problema é que o Denuvo é conhecido por afetar o desempenho dos jogos.

Apesar da Irdeto — dona da tecnologia — afirmar que o Denuvo “não tem impacto na experiência de jogo”, diversos players reclamam de quedas de performance do game após a inclusão do software. E o pior: quando os servidores do Denuvo caem, todos os jogos suportados caem junto.

Comparação games com Denuvo, tecnologia que chegou ao Nintendo Switch

Imagem: Overlord Gaming/Shutterstock

Além disso, a implementação não levou em conta a emulação legal. Alguns emuladores conseguem portar jogos originais do Nintendo Switch para o PC, seja por conveniência ou para jogatinas superiores a 720p a 30 quadros por segundo. Mas com a chegada do Denuvo, a prática será, no mínimo, dificultada.

Desenvolvedores de Humankind chegaram a remover a tecnologia após reclamações da comunidade, mas a julgar o histórico da Nintendo contra a pirataria, é bem improvável que algo do tipo aconteça.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários