Falha de segurança do Deezer expõe dados de 229 milhões de usuários
Brecha foi usada por hackers ao final de 2022 e refere-se a um backup exposto com data de 2019, contendo dados como nomes e aniversáriosBy - Rafael Arbulu, 4 janeiro 2023 às 15:34
Informações pessoais de cerca de 229 milhões de usuários do Deezer foram expostas em fóruns hacker ao final de 2022, de acordo com boletim divulgado pelo site Have I Been Pwned. Pelo texto original, dados como nomes completos, datas de nascimento, localização, gêneros de usuários, idiomas de preferência e até endereços de IP estão entre as informações comprometidas.
Segundo postagem no fórum de suporte da plataforma de streaming de música, os dados pertencem a um arquivo de backup datado de 2019, que se encontrava exposto em uma base de uma prestadora de serviços terceirizada. Segundo o comunicado, a falha de segurança não trouxe exposição de senhas ou comprometimento de contas dos seus assinantes. A postagem que levou à identificação do problema segue abaixo:
O Deezer ainda informou que a empresa em questão não é mais parceira da plataforma desde 2020. Como o dump de quase 60 GB de informações pessoais pertencia à base dessa empresa, a segurança interna da plataforma musical segue intacta.
Os especialistas do site RestorePrivacy detalharam mais algumas informações do vazamento: segundo eles, mais de 37 milhões dos dados vazados correspondem a usuários brasileiros – nós, aliás, fomos o segundo país mais afetado pelo dump, depois da França, que teve mais de 46 milhões de informações expostas.
Não está claro, no entanto, se o número corresponde ao volume de usuários afetados ou se várias informações correspondem ao mesmo perfil.
Em seu comunicado, o Deezer pede que, por precaução, usuários que foram notificados pela empresa na última segunda-feira (2) mudem suas senhas e, onde possível, acionem a função de verificação de identidade em dois passos (2FA), a fim de adicionar mais uma camada de segurança ao seu perfil.
Até o fechamento desta nota, não havia informação sobre o fechamento da brecha.
via Deezer | Have I Been Pwned | RestorePrivacy
Comentários