Conheça o BioPod, uma estufa autônoma que poderá cultivar plantas até na Lua
Desenvolvido pela Interstellar Lab, BioPod usa IA e sistema aeropônico para cultivos de mais de 300 espécies em qualquer ambienteBy - Igor Shimabukuro, 5 dezembro 2022 às 11:42
BioPod até parece o nome de um pendrive de fumaça dispositivo de fumo biodegradável. Mas na verdade, trata-se de um novo produto desenvolvido pela Interstellar Lab, inspirado em tecnologias espaciais, que poderá ser uma solução ecológica para alimentar futuras colonizações fora da Terra.
Com vocês, BioPod
Enquadrado como uma “estufa autônoma superavançada”, o BioPod é uma cúpula inflável capaz de abrigar vida vegetal em qualquer ambiente. Isso porque a combinação da cúpula tecnológica com o sistema aeropônico automatizado permite o cultivo de qualquer tipo de planta, mesmo em condições desfavoráveis.
Com isso, é possível montar uma pequena fazenda tanto em um deserto árido terrestre quanto na Lua. Independentemente da localização geográfica, a estufa ambulante de 55 m² vai reproduzir as condições climáticas ideais para o cultivo da planta em questão.
E o melhor de tudo: de forma econômica e ecológica. Além de reduzir o consumo de água em 98% e a área de cultivo em até 84 vezes, o BioPod reduz as emissões de CO2 e ainda captura uma tonelada desse gás para acelerar o crescimento dos vegetais. Aliás, é dito que a cápsula aumenta o rendimento em até 300x.
Enquanto isso, a IA monitora todo o crescimento (incluindo previsões de rendimento de cada cultivo) e ajusta as configurações ambientais — plantar nunca pareceu tão fácil.
Sobre os usos, a Interstellar Lab aponta que o BioPod pode ser utilizado para a agricultura comum, para o cultivo de plantas usadas em cosméticos e produtos farmacêuticos, pesquisas moleculares ou mesmo para preservar espécies dentro e fora da Terra.
Plantações na Lua? Talvez no futuro…
Devido à sua inspiração em tecnologias espaciais, não é difícil imaginar como a estufa tech seria de extrema importância na colonização espacial. Habitar a Lua parece algo distante até o momento, mas se tornaria muito mais fácil com a possibilidade de plantar espécies terrestres para consumo.
O único problema é que isso vai demorar. Mesmo que algumas versões já tenham sido apresentadas, o primeiro protótipo do BioPod está previsto para o fim deste ano, junto do início da produção de uma primeira série.
Uma versão espacial é considerada, mas a Interstellar Lab terá de trabalhar para tornar o equipamento leve e durável o suficiente para aguentar as viagens fora da Terra.
Por falar nisso, a expectativa é de que em 2025 seja enviado um exemplar com sistemas de cultivo para a órbita baixa terrestre. E se tudo der certo, uma versão para uso na Lua poderá ficar pronta dois anos depois, em 2027.
Via: PC Gamer
Comentários