Confira as principais novidades anunciadas no Meta Connect 2022
Novo dispositivo VR, atualização de avatares e parcerias de peso foram apenas alguns anúncios revelados no evento da MetaBy - Igor Shimabukuro, 11 outubro 2022 às 19:36
Esta terça-feira (11) foi marcada por novidades do metaverso, realidade virtual e afins. E não podia ser diferente: afinal, o evento Meta Connect (da Meta) com quase duas horas de duração trouxe diversos anúncios sobre o segmento encarado como o futuro da tecnologia.
Pela live no Reality Labs ou pelo Meta Quest 2, os espectadores foram bombardeados com uma enxurrada de surpresas. Muito além do já esperado anúncio do headset de realidade mista, a Meta aproveitou os holofotes para revelar parcerias, divulgar jogos que estão chegando para seus dispositivos VR e apresentar melhorias em suas plataformas do metaverso.
Estava focado na planilha de relatórios ou tirou uma soneca pós-almoço? Fique tranquilo, pois o blog KaBuM! compilou as principais novidades anunciadas no evento. Confira!
Os principais anúncios do Meta Connect 2022
- Parceria com a NBCUniversal
Antes do anúncio de hardwares e jogos, a Meta revelou uma colaboração duradoura com a NBCUniversal.
Poucos detalhes foram compartilhados, mas ambas as empresas vão criar experiências (dentro do metaverso) em torno de The Office, Universal Monsters, DreamWorks, Blumhouse, Halloween Horror Nights, entre outras produções. As experiências poderão ser acessadas pelos parques temáticos da Universal Studios no Horizon Worlds.
Não menos importante, o app Peacock, da NBCUniversal, está chegando ao Meta Quest.
- Anúncios de jogos para o Quest
Se realidade virtual e games têm tudo a ver, a Meta anunciou novos títulos que estão chegando ao Quest: Among Us VR, Iron Man VR, The Walking Dead Saints & Sinners: Chapter 2 Retribution, Behemoth e uma nova modalidade sandbox para Population: One.
Curioso para saber mais sobre os jogos e conferir os trailers? Então acesse este link.
- Atualizações para o universo fitness…
Mesmo que em breve se torne assunto do passado, o Quest 2 não passou batido no Meta Connect. Em relação ao mundo fitness, Supernatural vai ganhar uma nova atualização ainda em outubro. Além disso, Gym Class, uma espécie de basquete do metaverso, será lançado até novembro deste ano.
Ainda sobre o universo fitness/esportes, a equipe está lançado o kit Active Pack (disponível em 25 de outubro) para usuários que curtem uma atividade.
Não menos importante, foi anunciado que o beta da API Fitness será lançado até novembro para alguns desenvolvedores.
- … e para o mundo dos negócios
A partir do ano que vem, será possível ingressar em workrooms por meio do app Zoom, diretamente da plataforma Quest. A ideia é criar uma experiência parecida com o que acontece nas atuais videoconferências. Mas com um detalhe importante: dentro do metaverso.
- Meta Quest Pro
Sem dúvidas, o Meta Quest Pro foi o principal anúncio do evento. O dispositivo de realidade mista será o sucessor do Quest 2, mas trará melhorias de desempenho (graças ao chipset Snapdragon XR2+ Gen 1), design, rastreadores oculares e hápticos, equilíbrio e conforto.
Mais detalhes do dispositivo podem ser conferidos por meio deste link. Mas aqui vai um spoiler: o headset será vendido por US$ 1.499 e os envios terão início em 25 de outubro.
- Parceria com a Microsoft
No evento, Satya Nadella, CEO da Microsoft, deu as caras para anunciar uma nova parceria de sua big tech com a Meta. Como fruto dessa colaboração, ferramentas como Mesh for Microsoft Teams e Microsoft 365 estarão disponíveis no Meta Quest, enquanto Microsoft Intune e o Azure Active Directory oferecerão suporte aos dispositivos.
Além disso, o Xbox Cloud Gaming vai chegar a Quest Store. Não há data programada para isso e a colaboração não vai transformar jogos em títulos VR. Ainda assim, jogadores terão mais oportunidades para transmitir seus jogos além de smartphones, tablets, TVs e monitores.
- Atualização dos avatares
A qualidade dos avatares do Horizon Worlds chegou a render alguns memes nas redes sociais. Mas isso, em breve, pode virar coisa do passado. Isso porque a companhia anunciou a próxima geração de avatares que fará parte das plataformas e aplicativos da big tech.
A Meta reforça que tudo está em construção, mas a nova geração de avatares será muito mais expressiva e detalhada do que está disponível hoje em dia.
No futuro, um projeto IA também deve facilitar a vida dos usuários e permitirá a criação de avatares realistas de forma quase instantânea.
- Mais um óculos Ray-Ban
A parceria da big tech com a Ray-Ban também renderá outro óculos de realidade aumentada. Poucos detalhes foram divulgados, mas Zuckerberg disse que os wearables ficarão mais sofisticados com o tempo.
Vale destacar que esse projeto é diferente do óculos Ray-Ban Stories. Mas por falar nele, o dispositivo será atualizado e, além de tirar fotos e gravar vídeos, também poderá reproduzir playlists do Spotify ou atender ligações.
- Projetos inclusivos
Por fim, a companhia de Zuckerberg anunciou outros projetos que estão em desenvolvimento e que têm foco na acessibilidade. Há um dispositivo de pulso que permite ao usuário controlar um jogo com o mínimo de movimento. Já o projeto Aria baseia-se em um óculos para deficientes visuais que pode auxiliar no mapeamento em locais públicos.
Comentários