A Computex 2023 começou hoje (30) em Taipei, e as primeiras impressões da imprensa internacional presente no evento envolvem SSDs. Especificamente, o quanto as próximas gerações de SSDs devem exigir sistemas de refrigeração cada vez mais avançados para computadores.

Segundo o PC Gamer, a maioria das fabricantes presentes na ocasião está apresentando máquinas com configurações baseadas na placa-mãe Z790, mas uma ressalva percebida em todas as empresas é a presença de coolers bem…parrudos – alguns refrigerando máquinas com SSDs acima de 14.520 MBps de leitura. E ainda assim, os discos estavam rodando a temperaturas amenas.

Imagem mostra um sistema de resfriamento bem grande para um SSD de última geração na Computex 2023

Imagem: PC Gamer/Reprodução

Geralmente, na informática, quanto mais veloz for a capacidade de leitura ou execução de tarefas de um componente de computador, mais “força” ele faz para trabalhar. No caso dos discos de estado sólido – SSDs – as grandes velocidades de leitura e gravação de dados podem elevar o aquecimento para algo entre 70º e 80º C (Celsius).

Evidentemente, componentes de computadores são sensíveis, e a temperatura, se aumentar descontroladamente, pode danificá-los além de qualquer recuperação – daí a necessidade de um cooler. Mas desses maquinários, não é qualquer refrigeraçãozinha que dará conta de baixar dezenas de graus celsius e assegurar um funcionamento pleno.

Na Computex 2023, todos os maquinários apresentados estavam em temperaturas aceitáveis, mas a consequência disso foi o uso de coolers que tomavam um espaço cada vez maior dentro dos gabinetes e, em alguns casos, até fora dele:

Imagem mostra um sistema de resfriamento bem grande para um SSD de última geração na Computex 2023

Imagem: PC Gamer/Reprodução

Obviamente, unidades de refrigeração mais avançadas tendem a custar mais dinheiro – no Brasil, qualquer busca no setor de e-commerce rende resultados que podem chegar a R$ 7 mil para uma única peça. A tendência é a de que a necessidade – e não a preferência – comece a se tornar evidente conforme outros componentes de um computador ganhem mais avanços tecnológicos.

Não que isso seja algo que você precise para agora, mas os mais puristas e entusiastas da montagem computacional – como gamers com apreço maior por gráficos, overclockers e outros profissionais – certamente vão começar a prestar mais atenção nesses aspectos na hora de configurar seus setups.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários