O ano de 2020 foi marcado por mudanças e desafios, com a pandemia de Covid-19 forçando a adaptação a novas formas de manter contato, trabalhar e até mesmo fazer exercícios físicos. As plataformas de videoconferência foram as que mais sentiram essa migração online. Algumas não estavam preparadas para receber tantos usuários e outras acusadas de oferecerem chamadas criptografadas sem tê-las.

Como fazer uma chamada em grupo no Signal
Imagem: Signal

Embora as vacinas estejam permitindo a volta à vida pré-pandemia, muitos dos hábitos dos momentos críticos pelos quais o mundo tem passado permaneceram. Uma delas é a adoção das videochamadas.

Em dezembro de 2020, o Signal, concorrente do WhatsApp, lançou as chamadas em grupo, com planos para expandir o número de participantes logo após o anúncio da novidade. Um ano depois, o aplicativo usado por Snowden cumpriria a promessa expandindo o recurso para até 40 pessoas.

Signal
Imagem: Daniel Constante/Shutterstock.com

Conhecido por priorizar a privacidade do usuário, o aplicativo de mensagens instantâneas promete chamadas em grupo gratuitas, privadas e criptografadas de ponta a ponta.

Como fazer uma chamada em grupo no Signal

  1. Abra um bate-papo em grupo no aplicativo;
  2. Na parte superior da tela, será possível ver um botão de chamada de vídeo;
  3. Toque no ícone de câmera Vector.png;
  4. Selecione “Iniciar chamada” ou “Entrar em chamada”;
    Group-Start-call.png
  5. Os integrantes do grupo vão receber uma notificação informando que a uma chamada foi iniciada.

O recurso de chamadas em grupo está disponível para sistemas operacionais Android e iOS, além da versão desktop para Windows, Linux e macOS.