Início Dicas e Reviews Como escolher um carregador para o celular

Como escolher um carregador para o celular

É importante saber quais são os recursos e especificações que um carregador de celular precisa ter antes de fazer sua compra

Só quem anda com o celular pra lá e pra cá sabe como é importante ter um carregador espalhado em cada canto, assim você sabe que a bateria do celular nunca vai te deixar na mão, seja em casa, no trabalho ou na casa da namorada.

Mas como saber qual é o carregador certo para o meu smartphone e o que eu preciso em cada situação? É fácil, separamos todas as informações que você precisa saber para estar sempre com o celular em 100%.

Escolhendo seu carregador de celular

Separamos 5 características que vão te ajudar a avaliar um carregador de celular e definir se ele é o acessório ideal para o seu uso.

Apesar disso, lembre-se sempre de levar em conta o orçamento separado para a compra: alguns carregadores baratinhos até dão conta do recado, mas podem não encher a sua bateria dentro do tempo esperado. Vamos lá!

1) Atenção na voltagem e na tomada

Para começar, a melhor dica é conferir a compatibilidade do carregador de celular com a voltagem da rede elétrica da sua casa, trabalho ou escola – seja ela 110V ou 220V. Hoje, boa parte dos acessórios funcionam de forma Bivolt, mas não custa nada se certificar.

Também vale dar uma olhadinha no padrão dos pinos da tomada. O terceiro pino não é necessário, mas os dois principais e o formato de hexágono esticado do padrão brasileiro garantem uma conexão sem problemas e muito mais segura.

2) Você precisa de um cabo?

Reprodução: Solen Feyissa/Unsplash

Lembre-se que, apesar de a caixinha que vai ligada à tomada ser o verdadeiro responsável pelo carregamento da energia do seu celular, é preciso de um cabo que conecte o equipamento ao seu smartphone para que tudo funcione.

Por isso, preste atenção na descrição do produto, já que alguns carregadores não trazem um cabo à tiracolo. Se isso não for um problema, você pode decidir entre um modelo com ou sem o acessório com mais tranquilidade – afinal, cabos nunca são demais.

3) Escolha o conector certo

Por falar em cabos, cada celular tem uma entrada específica para transmissão de dados e carregamento da bateria. Assim, é preciso ficar atento se o carregador escolhido tem um cabo ou conexão compatível com o seu celular.

Ao todo, temos 4 tipo de conexões mais comuns: o Mini USB, utilizado em aparelhos Android mais antigos; o Micro USB, que começa a cair em desuso; o USB Tipo-C, que está se popularizando dia a dia; e o Lightning, reservado aos iPhones e tablets da Apple.

4) Quer carregar quantos?

Quem divide o carregador do celular com a família e colegas de trabalho sabe como deixar de encher a bateria do seu smartphone para dar uma “carga rápida” no aparelho alheio pode ser uma situação bem chata.

A melhor forma de contornar isso é com um carregador que traga não apenas uma, mas múltiplas portas de recarga. Existem modelos com duas, três, quatro ou até mais portas, permitindo que múltiplos celulares dividam a mesma tomada sem problemas.

5) De olho em recursos extras

Reprodução: Onur Binay/Unsplash

Uma das principais funcionalidades extras que o carregador de celular pode trazer é o recurso de carregamento rápido – chamado de turbo por alguns fabricantes. Transferindo energia extra para o aparelho, o carregador pode energizar o smartphone em apenas uma fração do tempo usual.

Vale notar que a função de carregamento rápido é bem diversificada e a velocidade de carregamento – e amperagem suportada – varia muito de modelo para modelo de carregador, além de o próprio celular precisar ter suporte à tecnologia. Confira a descrição do carregador e o manual do seu smartphone para garantir o melhor funcionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES