Nesta quinta-feira (27), Elon Musk (finalmente) concretizou a compra do Twitter por US$ 44 bilhões, colocando assim ponto final em uma história que se arrastou por alguns meses. O momento volta a chamar atenção para a rede social descentralizada Mastodon – uma espécie de rival do microblog.
Além de ter lançado um aplicativo para Android, a rede também atrai por ter diversos servidores, o que torna bem mais difícil comprar ou bloquear a rede. O blog KaBuM! produziu um tutorial de como criar uma conta e testar a plataforma.
Conheça o básico para usar o Mastodon
1 – Comece acessando o joinmastodon.org. Clique em Get Started para começar a usar a rede.
2 – Primeiro, você deve ver a lista dos servidores no site do Mastodon. Há agrupamentos por temas e número de servidores em cada um dos grupos. Por exemplo: tema Geral (42), Regional (30), Arte (5), Música (3), Ativismo (6), LGBTQ+ (7), Jogos (5), Tecnologia (20) e até temas mais curiosos como a furry (3) (um fã de pelúcia).
3 – Ao acessar o tema mais interessante para você, já estará disponível e lista de servidores que você pode se juntar e suas características, como número total de participantes e quem criou o servidor. Aqui é que um dos maiores obstáculos do Mastodon pode ser contornado, que ainda é pouco popular. Quem quiser muito movimento de mensagens é só entrar em um dos servidores com mais participantes.
4 – Quando escolher um servidor, você será levado a uma tela para criar uma conta ou entrar com sua conta. Quem ainda não tem conta na rede deve criar um nome de usuário, senha e fornecer o email para confirmação.
5 – Após criar sua conta, você deve voltar ao seu email para confirmar seu registro na rede no link enviado.
6 – Com a sua conta confirmada, você já pode postar na rede ou fazer “toots”. No Mastodon é uma gafe falar que você vai tuitar, você vai tútar. Bons toots!
Dicas extras para usar o Mastodon
7 – A navegação na rede pode ser por dois caminhos: linha local e linha global. Na global é possível ver o que todos os participantes da rede estão postando.
8 – Assim como em outras redes, a postagem pode integrar links, imagens e outros elementos.
9 – Uma vez realizado seu post, você pode indexá-lo através de hashtags, que funcionam assim como nos rivais Twitter e Facebook.
O que achou do Mastodon? Tem outros aplicativos para recomendar? Envie seu comentário.