Início Dicas e Reviews Como cuidar do seu notebook (por dentro e por fora)

Como cuidar do seu notebook (por dentro e por fora)

Confira algumas dicas valiosas para manter seu computador limpo e com o mesmo desempenho de quando estava novo

Cuidar de um notebook para prolongar sua vida útil e mantê-lo como novo por mais tempo é uma tarefa indispensável. E se engana quem acredita que só técnicos são capazes de fazer essa manutenção, já que ela deve ser distribuída em pequenos cuidados diários com o aparelho, poupando o custo de reparos evitáveis.

Confira algumas dicas valiosas de como cuidar do seu notebook e preservá-lo por mais tempo, desde cuidados relacionados à parte lógica do computador até as condições físicas!

Notebook
Evite obstruir saídas de ar com objetos, partes do corpo e tecidos. (Fonte: VisualHunt)

Conservação e armazenamento

A dica primordial para manter o notebook em boas condições visuais e preservar o funcionamento dos componentes internos, além da bateria e tela, é não deixá-lo sob iluminação direta do sol em dias quentes. Se isso não for possível, a recomendação é sempre evitar que esse momento se prolongue.

Tal hábito colabora no aquecimento dos componentes e afeta diretamente a bateria, que nada mais é que um compartimento que acumula e distribui energia por meio de processos químicos sensíveis a altas temperaturas. Evitar o sol e o uso em ambientes quentes não só preserva as peças como também reduz riscos de explosões e expansão da bateria.

Notebook sobre o colo
Notebook no colo ou sobre a cama? Nem pensar. (Fonte: VisualHunt)

O calor deve ser evitado também dentro do computador, de portas a possíveis saídas de poeira. Abrir um notebook é uma tarefa complicada e normalmente é algo feito exclusivamente por técnicos, então, cuidados rápidos para evitar o acúmulo de sujeira são práticos e devem ser adotados na rotina.

Esteja sempre atento a obstruções na saída de ar provocadas por sujeira. Monitore os excessos de poeira nas entradas USB, HDMI e no teclado. Nesse pacote, manter o notebook em uma bolsa ou case enquanto não estiver em uso é a melhor opção, já que ele não estará exposto ao vento, mesmo em ambiente fechado, e acumulando partículas de poeira em partes sensíveis.

Cuidados com a Bateria

Baterias compostas por íons de lítio deixaram de apresentar o efeito conhecido como “vício”, que fazia que deixassem de funcionar quando não conectadas à tomada; ainda assim, por serem um componentes químicos, têm ciclo de vida limitado, mas há formas de cuidar delas.

Pincel limpando o Notebook
Pincéis e aspiradores de pó para tirar poeira do teclado são recomendados. (Fonte: Shutterstock)

Hoje, o sistema de baterias tem um número de “ciclos” de recarga predeterminados de acordo com as tecnologias inseridas no componente. Esse número chega à casa dos milhares, mas, à medida que vai sendo gasta, a bateria perde a eficiência e passa a descarregar mais rápido.

Sendo assim, aquele antigo hábito de descarregar um notebook completamente antes de carregá-lo novamente é um erro. Deve-se poupar os ciclos da bateria, e isso se faz recarregando o dispositivo antes que ele alcance níveis críticos de energia — por volta de 20% a 25%. Mantê-lo constantemente ligado à tomada também é uma ideia interessante, mas não considere isso uma regra e opte por hábitos moderados.

Pessoa limpando um notebook
Pano umedecido com água ou material para limpar vidros ajuda a higienizar a tela e a carcaça. (Fonte: Shutterstock)

Protegendo a performance do computador

Sobre o software, a solução comum para a maioria dos problemas é fazer um upgrade no dispositivo de armazenamento, migrando de um HDD convencional para um SSD compatível. Quando isso não é possível, a formatação completa é uma manutenção importante para preservar a eficiência do notebook e seu desempenho.

Atualmente, a formatação não exige conhecimento técnico. No Windows 10, por exemplo, o próprio sistema oferece uma ferramenta nativa que pode ser ativada com poucos cliques. Antes de apelar para a exclusão de arquivos, softwares de otimização do uso de memória, limpeza de dados temporários desnecessários e outros recursos podem ser bons aliados, tal como o conhecido Advanced SystemCare, gratuito e com opções pagas, e o popular CCleaner.

Software de limpeza
Software de limpeza ajuda a manter bom desempenho. (Fonte: Advanced SystemCare/Reprodução)

O KaBuM! também preparou um texto específico sobre cuidados com o processador de um notebook e como otimizar o desempenho da CPU do computador.

Com todas essas dicas, agora você sabe como manter seu notebook como novo por mais tempo. Esses cuidados não dispensam o trabalho de um profissional, mas conseguem manter o aparelho mais saudável até as idas à manutenção.

Ademais, essas informações combinam com outras sugestões dadas pelo blog do KaBuM! sobre o notebook ideal, como escolher um computador para programar e como economizar na hora de comprar um PC gamer.

Por: Igor Almenara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?