Cloudflare impede ataque DDoS de 15 milhões de requisições por segundo
Especialistas em segurança conseguiram neutralizar um ataque DDoS de cerca de 6.000 bots espalhados em 112 países em apenas 20 segundosBy - Cesar Schaeffer, 2 maio 2022 às 12:48
Quinze milhões de requisições por segundo. Este é, sem dúvida, um dos maiores ataques de negação de serviço (DDoS) já feitos e que, felizmente, foi impedido pela equipe de segurança cibernética da Cloudflare na última semana.
O ataque foi feito contra uma plafaforma de criptomoedas não identificada, mas neutralizado em menos de 20 segundos. Segundo os engenheiros responsáveis por impedir a ação, a tentativa foi feita com cerca de 6.000 bots espalhados em 112 países ao redor do mundo.
Ao que tudo indica, o ataque se aproveitou de servidores de provedores de hospedagem que executam aplicativos baseados em Java vulneráveis. Esses servidores provavelmente não haviam sido corrigidos ou atualizados.
Um dos maiores ataques DDoS
O gráfico acima mostra a intensidade do ataque. O pico acentuado na análise de tráfego mostra a rapidez com que o ataque conseguiu aumentar. No início, a plataforma registrava entre 500.000 e 1 milhão de solicitações. Em cinco segundos, esse número cresceu para quase 3 milhões de solicitações e chegou a 15,3 milhões de solicitações nos próximos cinco segundos.
De acordo com os dados da Cloudflare, quase 15% dos ataques tiveram origem na Indonésia. Brasil, Rússia, Índia, Colômbia e Estados Unidos foram responsáveis por aproximadamente 5% dos pontos de origem.
Comentários