Quinze milhões de requisições por segundo. Este é, sem dúvida, um dos maiores ataques de negação de serviço (DDoS) já feitos e que, felizmente, foi impedido pela equipe de segurança cibernética da Cloudflare na última semana.

O ataque foi feito contra uma plafaforma de criptomoedas não identificada, mas neutralizado em menos de 20 segundos. Segundo os engenheiros responsáveis por impedir a ação, a tentativa foi feita com cerca de 6.000 bots espalhados em 112 países ao redor do mundo.

Ao que tudo indica, o ataque se aproveitou de servidores de provedores de hospedagem que executam aplicativos baseados em Java vulneráveis. Esses servidores provavelmente não haviam sido corrigidos ou atualizados.

ataque DDOS

Foto: Pete Linforth/Pixabay

Um dos maiores ataques DDoS

Ataque DDoS neutralizado pela Cloudflare

Imagem: Cloudflare

O gráfico acima mostra a intensidade do ataque. O pico acentuado na análise de tráfego mostra a rapidez com que o ataque conseguiu aumentar. No início, a plataforma registrava entre 500.000 e 1 milhão de solicitações. Em cinco segundos, esse número cresceu para quase 3 milhões de solicitações e chegou a 15,3 milhões de solicitações nos próximos cinco segundos.

De acordo com os dados da Cloudflare, quase 15% dos ataques tiveram origem na Indonésia. Brasil, Rússia, Índia, Colômbia e Estados Unidos foram responsáveis ​​por aproximadamente 5% dos pontos de origem.

Ataque DDoS neutralizado pela Cloudflare

Imagem: Cloudflare

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários