Início For Gamers Games clássicos que ganharam versões para smartphone

Games clássicos que ganharam versões para smartphone

Neste Dia das Crianças, que tal matar a saudade de jogar alguns games clássicos diretamente do seu smartphone?

Já faz um tempo que smartphones possuem a capacidade de rodar games complexos, e a cada nova versão, o poder dos aparelhos aumenta e mais empresas decidem fazer ports de seus games para esse mercado gigante. O formato portátil e a potência dos aparelhos os tornaram uma ótima plataforma para que as desenvolvedoras vendam jogos clássicos a preços acessíveis para os saudosistas de plantão.

Pensando nisso, e aproveitando esse clima de Dia das Crianças, montamos aqui uma lista de jogos clássicos que têm versões para smartphones. Algumas séries possuem até mesmo vários de seus jogos nesse formato!

DOOM
Fonte: Bethesda

DOOM e DOOM 2

Começando com um clássico que todos já esperavam encontrar nessa lista, o FPS mais importante da história ganhou uma versão para mobile. Para quem não sabe, DOOM foi o criador de diversas tecnologias importantes para o desenvolvimento de games, e muitas delas são usadas de alguma forma até hoje. Tudo isso, aliado ao estilo visceral, transformou-o em um game obrigatório. Afinal, quantos jogos você conhece que marcaram tanto a ponto de outros games do gênero serem, por muitos anos, chamados de “Clones de DOOM”?!

E agora você pode aproveitar não só o primeiro como o segundo jogo da série em seu smartphone, com um port impressionante que possui novos mapas e controles adaptados de forma incrível. Ele permite que você não só jogue onde quiser e mate a saudade, como também veja novidades e se surpreenda.

Sonic
Fonte: Sega

Sonic the Hedgehog

O ouriço mais famoso do mundo também ganhou diversos ports para smartphones. Temos para vários gostos: o primeiro e clássico game, a sequência Sonic 2, o incrível Sonic CD e até mesmo o Sonic 4, que dividiu opiniões. Quem cresceu com um Mega Drive, sabe o quanto a série é divertida, então porque não matar a saudade diretamente do seu celular?!

Com gameplay rápida e um carisma sem igual, Sonic conquista até hoje novos fãs. E, aproveitando, saiba que esse não é o único clássico da Sega, que possui versão mobile. A empresa já lançou vários de seus jogos nesse formato. Alguns exemplos são: Ristar, Kid Chameleon, Decap Attack, Altered Beast… Se você é fã da Sega, corra para seu smartphone agora, opções é o que não faltam para se divertir.

Mega Man
Fonte: Capcom

Mega Man

O Blue Bomber desembarcou nos smartphones com não só um ou dois, mas os SEIS clássicos do NES. A Capcom trouxe todos os games adaptados, permitindo uma viagem nostálgica. Como estão todos presentes, você pode ir checando o que cada game da série trouxe de novidade em sua gameplay e os gráficos com o passar dos anos.

Sendo um dos jogos de ação e aventura mais famosos do Nintendinho, a Capcom revolucionou o gênero trazendo uma aventura dinâmica, difícil e com muitas opções. Afinal, na época o fato de poder escolher entre armas e planejar qual chefe derrotar primeiro para ter vantagem sobre outro foi um divisor de águas, marcando o simpático robozinho azul no coração de todos os gamers.

Metal Slug
Fonte: SNK

Metal Slug

Um dos clássicos dos Arcades marca presença nos mobiles com vários jogos de sua série disponíveis. Com Metal Slug 1, 2, 3 e X, os fãs de jogos de ação retrô estão bem servidos e vão encontrar horas de diversão.

Contendo uma mistura de visuais incríveis para sua época, dificuldade elevada para aproveitar o sistema de fichas e uma história hilária, Metal Slug é um game que marcou gerações e recebeu ports para as mais diversas plataformas. E, para os jogadores que perderam centenas de fichas nas máquinas de Arcade desse game na época, é hora de se vingar, pois os ports possuem fichas infinitas. Boa diversão!

GTA San Andreas
Fonte: Rockstar

Grand Theft Auto

Dispensando apresentações, a série GTA possui vários jogos disponíveis para os smartphones. É impressionante como jogos tão grandes, em mapas e conteúdos, cabem hoje na palma de sua mão – o que demonstra muito bem o quanto a tecnologia evoluiu em todos esses anos e nos deixa ainda mais saudosistas.

Quanto às versões, temos GTA 3, GTA Vice City, GTA Liberty City Stories, GTA Chinatown Wars e GTA San Andreas, completos em toda a sua glória, prontos para fornecer meses de jogatina até que você termine tudo que esses jogos tem a oferecer. Uma outra vantagem é que esses games possuem requisitos gráficos diferentes: GTA 3, por exemplo, é bem mais leve que San Andreas, então, você pode rodá-lo em aparelhos mais simples. Sabendo disso, é só checar e escolher o melhor GTA para seu aparelho e matar a saudade.

Pac-Man
Fonte: Bandai Namco

PAC-MAN

O clássico dos clássicos não poderia deixar de marcar presença, não só em nossa lista, mas também nos smartphones. O jogo que revolucionou os fliperamas e o mundo dos games, trazendo a ideia de um mascote e uma jogabilidade divertida, fácil de se jogar, porém complexa em seus detalhes. Além de tudo, foi um precursor das Inteligências Artificiais usadas nos jogos, já que cada um dos fantasmas se comportava de forma diferente. Aliás, ele criou os Power-Ups, muito antes dos cogumelos de Mario.

Perfeito para uma diversão rápida, você pode matar a saudade e mostrar a todos o quanto é bom nesse game, já que o jogo possui suporte a conquistas, placares, torneios e muitas outras novidades que dão uma lufada de ar fresco na fórmula, melhorando-a ainda mais.

Chrono Trigger
Fonte: Square Enix

Chrono Trigger

Um dos melhores JRPGs da história, senão o melhor, também está presente nos smartphones. Desenvolvido pelo que foi chamado de Dream Team em sua época, o game apresentou tudo que um Super Nintendo poderia fazer, aliado a uma história incrível, uma jogabilidade impressionante e viciante e muitos personagens carismáticos. Aliás, todos sabem o quanto histórias com viagens no tempo podem ser confusas, mas esse jogo não só sabe fazer uma ótima história com isso, como transforma viagens no tempo em parte de sua gameplay.

Essa versão ainda conta com duas novas Dungeons e um balanceamento melhor do jogo, bem como mais novidades que vão surpreender até os fãs antigos que exploraram o game por centenas de horas no SNES. O combate por turnos é dinâmico e traz um sistema de combos de magias, tudo isso adaptado para a tela de toque. Um clássico atemporal, para ser jogado na palma de sua mão quando você quiser.

Final Fantasy
Fonte: Square Enix

Final Fantasy

Qualquer amante de JRPG conhece e já jogou algum jogo da série Final Fantasy. E quem não é fã desse estilo pelo menos ouvir falar e conhece alguns dos seus personagens. O lançamento de um novo Final Fantasy até hoje é um evento que abala a indústria, pois a série sempre foi um exemplo de como usar ao máximo a tecnologia da época aliada a histórias incríveis, profundas e muito bem orquestradas.

Sendo assim, por que não matar a saudade e viajar por essa série diretamente do seu smartphone? Ela marca presença com muitos jogos, só da série principal temos vários, do primeiro ao nono título, todos eles com novidades e alguns até mesmo com gráficos atualizados, além do spin off Final Fantasy Tactics – War of The Lions. Todos os games estão adaptados para as telas de toque, deixando tudo pronto para você aproveitar e relembrar aquele jogo que marcou sua infância, ou fazer aquele tour pela franquia.

Carmageddon
Fonte: HandyGames

Carmageddon

Naqueles tempos mais simples de nossa infância, algumas polêmicas marcaram época. Entre os DOOM’s e Mortal Kombat’s, com certeza quem acompanhava a indústria se lembra do infame clássico Carmageddon, o jogo em que você ganha pontos por atropelar pessoas. Claro que, assim como todos os outros jogos polêmicos da época, quem o jogava sabia que sua violência não só era escrachada e nada realista, com o objetivo de divertir; mas que o jogo era sim muito interessante e tinha um gameplay muito bom, por trás de toda a camada de polêmicas.

Agora, anos depois, quando a poeira abaixou, podemos jogar novamente esse clássico diretamente de nosso smartphone, com melhorias gráficas e muitas novidades de gameplay. O jogo é bem diferenciado, e permite várias formas de vencer a corrida, além de uma jogabilidade fluida e divertida, menos preocupada com realismo e mais com a liberdade. Um ótimo game para passar o tempo e dar várias risadas relembrando o que chocava a todos antigamente.

The King of Fighters
Fonte: SNK Corporation

The King of Fighters

Quem viveu a época dos fliperamas sabe que, graças ao investimento da SNK em nosso país, tivemos várias máquinas de um certo jogo de luta viciante, com história incrível traduzida para o português – com algumas falhas, mas, pela época, essas falhas eram plenamente perdoadas. Esse jogo se chamava The King of Fighters, e trouxe consigo inovações que se tornaram padrão para muitos outros jogos de luta que viriam depois.

E os clássicos The King of Fighters ‘97 e ‘98 chegaram aos smartphones com adaptações impressionantes, apresentando novidades como novos modos de jogo, bem como um controle bem responsivo, mesmo quando utilizada a tela de toque para jogos frenéticos como esses. Agora você pode mostrar em qualquer lugar os combos infinitos que você sabe fazer.

Star Wars KOTOR
Fonte: Aspyr Media

Star Wars: Knights of the Old Republic

Um dos melhores RPGs de todos os tempos e uma das melhores histórias já contadas no universo de Star Wars. Quem já jogou esse game com certeza não só concorda com essas afirmações, como guarda em seu coração um carinho muito grande. Mas se você precisava de um motivo para revisitar esse jogo e relembrar cada parte de sua história e cada canto de seus mundos, jogá-lo em seu smartphone pode ser o empurrão que faltava.

O game está completo para smartphones, com controles adaptados para telas de toque de forma ótima. Nada foi retirado ou diminuído, e seus gráficos são incríveis, fora que o jogo permite a customização completa de suas habilidades, de seu sabre de luz, e de muitos outros aspectos. Ver aquele famoso plot twist na palma de sua mão, aonde você quiser, com certeza é algo que não tem preço, sendo você fã antigo da série ou que vai jogar esse game pela primeira vez.

Max Payne
Fonte: Rockstar Games

Max Payne

Em meio ao sucesso de Matrix e suas cenas de tiroteios em slow motion, um jogo chegou com a proposta de trazer toda a ação e impacto visual que esse filme gerava, além de ter uma história densa e muito bem contada, vinda diretamente de filmes Noir. E o resultado de tudo isso foi Max Payne, um jogo que não só cumpriu o que prometia, mas também trouxe um gráfico impressionante, no qual praticamente tudo era interativo. Para muita gente, esse foi o primeiro game em que um tiro causava um buraco de bala na parede que ficava por lá, por exemplo.

E agora, o jogo está presente completo em seu smartphone. Os gráficos estão melhorados, com comandos adaptados que podem ser personalizados para ficarem mais confortáveis ao seu gosto. Controlar o efeito de bullet time continua tão bom quanto era a anos atrás, e seu sistema de fases combina muito bem com um jogo que você leva para todo o lugar. Um clássico que vale a pena ser revisitado.

Castlevania Symphony of the Night
Fonte: Konami

Castlevania: Symphony of the Night

Um dos melhores jogos de todos os tempos, criador do gênero Metroidvania que norteia tantos jogos até hoje e uma das entradas mais famosas da série que nasceu lá no NES. É impossível resumir em poucas palavras o impacto que Symphony of the Night trouxe para o mundo dos games e o quanto os fãs da série têm carinho por ele.

E agora você pode relembrar cada segredo dessa aventura em seu smartphone, com gráficos e músicas melhorados e controles que funcionam muito bem para um jogo que exige comandos complexos. Fazer os famosos 200% (ou até mais, quem sabe?!) enquanto aguarda em uma fila, com certeza leva a experiência de Castlevania a um novo patamar.

Neverwinter Nights
Fonte: Beamdog

Neverwinter Nights: Enhanced Edition

Se você é fã de Dungeons & Dragons sabe que houve uma época na qual os RPGs para PCs, baseados neste sistema, eram incríveis e angariavam uma base de fãs cada vez maior e mais apaixonada pelo estilo. Um desses jogos era Neverwinter Nights, que foi baseado no cenário Forgotten Realms e que trazia gráficos impressionantes, uma campanha longa e cheia de reviravoltas e uma gameplay viciante.

Os anos passaram e chegamos aos dias de hoje, em que esse jogo complexo não só cabe em suas mãos, como está com todas as suas expansões, oferecendo novidades em sua gameplay e a opção de Cross-Platform. Sim, você pode jogar com amigos que estão em computadores ou consoles com o seu Smartphone, e mostrar a todos o quanto sua build é poderosa. Ah, e só lembrando que vários outros clássicos também possuem versões mobile pela mesma editora, como os dois Baldur’s Gate e Planescape Torment.

E então, gostou da nossa seleção de jogos? Qual desses você vai colocar em seu smartphone para matar a saudade no Dia das Crianças? Qual deles marcaram a sua vida? Conta pra gente, e é sempre válido lembrar que esse é apenas um resumo com alguns jogos, os smartphones contam com muitos clássicos e ainda há outros que serão lançados, então fique sempre de olho em novidades. O KaBuM! deseja um Feliz Dia das Crianças a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?