Cinemas russos exibem filmes piratas baixados via torrent
Após a saída de grandes estúdios de Hollywood da Rússia, cinemas apelam para cópias piratas para evitar um colapso da indústria no paísBy - Cesar Schaeffer, 3 maio 2022 às 12:54
Para driblar as sanções econômicas que assolam o país desde a invasão da Ucrânia, muitos cinemas russos estão exibindo cópias piratas de filmes baixadas via torrent.
Com previsão de perda de receita de 80%, a Associação de Proprietários de Cinemas da Rússia partiu para o desespero e está tomando medidas drásticas para não quebrar. A organização, que representa cerca de 2.600 salas de cinema, teme um iminente colapso da indústria cinematográfica em todo o país.
Desde o início da guerra, diversos estúdios de Hollywood – gigantes como Disney, Paramount, Warner Bros. e Sony – anunciaram a suspensão imediata de novos lançamentos na Rússia. A lista é gigante de empresas europeias e norte-americanas de entretenimento, entre elas Netflix e Spotify, que cortaram negócios e serviços no país.
Pirataria cinematográfica
Apesar das sanções, muitos cinemas anunciaram que exibiram grandes filmes de Hollywood “em breve”. Não demorou muito para estreias como “The Batman” e “Não Olhe Para Cima” começassem a ser exibidos em algumas salas.
O problema é que a fonte dos filmes não é oficial. Estes cinemas usaram uma cópia pirata com dublagem russa baixada de um site de torrent não identificado. A pirataria é ilegal na Rússia.
O consenso da indústria é que essas exibições ilegais representam um retorno aos “dias sombrios” do cinema russo. “A demonstração pública ilegal de cópias piratas, ou melhor, roubadas de filmes nos cinemas tira o negócio do cinema russo da arena legal e nos leva de volta aos dias sombrios do negócio ilegal da década de 1990”, diz um comunicado da Associação de Proprietários de Cinema.
Observando que não houve mudanças na lei de direitos autorais russa, a Associação condena a prática que viola a lei civil e criminal do país e também pede que toda comunidade cinematográfica russa evite tais práticas
A verdade é que a pirataria em massa está evidentemente voltando à Rússia e dificilmente as empresas ocidentais vão ser capazes de fazer muito sobre isso.
Via: TorrentFreak
Comentários