Chrome vai abandonar suporte ao Windows 7 e 8.1 em 2023
Google confirmou fim de suporte para 7 de fevereiro do ano que vem - mesma data de lançamento da versão 110 do ChromeBy - Rafael Arbulu, 25 outubro 2022 às 11:12
O Google confirmou para 7 de fevereiro o fim do suporte do Windows 7 e Windows 8.1 para o Chrome. Na mesma data, está programada a chegada da versão 110 do navegador, então a empresa de Mountain View já vem alertando seus usuários de que versões futuras do browser exigirão o Windows 10 como sistema operacional.
Segundo a página de suporte da empresa, a escolha não foi tão à toa quanto possa parecer: três dias depois, no dia 10, a própria Microsoft removerá definitivamente o suporte ao Windows 7 e Windows 8.1 do Edge, o seu próprio navegador, que roda com a mesma engine do Chrome.
Quando um navegador encerra um suporte, a empresa que o opera está basicamente dizendo que as versões antigas ainda continuarão funcionando, mas deixarão de receber atualizações e não terão novos recursos lançados a ela.
Isso pode vir a se tornar um problema, por exemplo, em máquinas mais antigas, haja vista que, nestas atualizações que não chegarão mais, também estão correções de segurança que reforçam a sua proteção quando navega pela internet. Uma segurança desatualizada é uma das vias favoritas de invasão por hackers executores de ciberataques.
Felizmente, o fim do suporte do Chrome ao Windows 7 e Windows 8.1 não deve pegar muita gente de surpresa: de acordo com o StatCounter, até setembro de 2022, o Windows 10 já há muito liderava o mercado de usuários do sistema operacional da Microsoft, fechando o mês passado com 71,86%. Apesar deste número representar uma queda, ela se deu pela crescente adoção do Windows 11, ainda mais novo, que foi de 13,61% no mesmo mês.
Já para as versões que logo não serão suportadas pelo Chrome, os percentuais para o mesmo período seguem não apenas em baixa, mas baixando: o Windows 7 fechou setembro de 2022 com apenas 10,63% dos usuários, enquanto o Windows 8.1 ficou com 2,68%.
Em outras palavras: o requisito mínimo para suporte continuado do Chrome – o uso do Windows 10 ou além – já é obedecido por mais de 85% da base de usuários.
via Google Chrome (página de suporte) | StatCounter
Comentários