Início Tecnologia Chrome OS ganhará novos recursos em seu aniversário de 10 anos

Chrome OS ganhará novos recursos em seu aniversário de 10 anos

No aniversário de 10 anos dos Chromebooks, o Chrome OS ganhará diversos recursos que incluem até uma central para controlar o seu celular

Os Chromebooks são uma ótima opção custo benefício de computadores portáteis para quem precisa trabalhar, que vem recebendo muitas funções novas. Já nesta semana, para comemorar o aniversário de 10 anos do Chrome OS, sistema dos Chromebooks, o Google anunciou uma série de novidades para ele em seu blog oficial.

Além de novas funções bem úteis como poder mexer no celular remotamente e até transferir arquivos para eles de uma forma mais fácil, o Google também mostrou que deve atualizar alguns recursos já existentes no sistema para que eles funcionem melhor. Confira quais são as principais novidades!

Novidades na barra de acesso rápido

O Google quer facilitar a forma com que capturas de tela são feitas em seu sistema ao colocar um atalho que já abre a função destinada para isso que, inclusive, pode gravar vídeos.

Barra de acesso rápido com captura de tela - Chrome OS
Reprodução: divulgação/blog.google

Já quem gosta de escutar músicas ou executar outros arquivos de mídia no sistema por meio de aplicativos web ou para Android também poderá controlar a reprodução deles diretamente na barra de acesso rápido.

Barra de acesso rápido com controle de reprodução - Chrome OS
Reprodução: divulgação/blog.google

Novos controles parentais

Com cada vez mais crianças e adolescentes usando computadores para estudar online, o Google também procurou mais formas das pessoas compartilharem seus Chromebooks. Assim, graças ao Family Link, as pessoas poderão configurar uma conta de criança ou de estudante nos dispositivos com um acesso mais limitado ou controlado.

Maior integração entre o Chrome OS e o celular

Através do novo “Phone Hub”, o Google quer melhorar algumas atividades básicas de quem utiliza mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Nele, por exemplo, os usuários poderão ativar um hotspot, localizar o celular e até mesmo conferir como está o seu nível de bateria.

Phone Hub - Chrome OS
Reprodução: divulgação/blog.google

Ao usar o Chrome também no celular, será possível visualizar as abas abertas nele, responder mensagens e realizar outras tarefas.

Melhorias no Chrome OS para atividades cotidianas

Ao navegar na internet e ao ler artigos, não é incomum que itens sejam copiados e colados em outros locais. Agora, o Chrome OS armazenará em sua área de transferência os últimos cinco itens copiados para que nada seja perdido tão facilmente.

Já outra novidade bem interessante é que, ao reiniciar o Chromebook, as janelas que estavam abertas no Chrome OS serão restauradas de forma automática. Isso, por exemplo, deve evitar problemas se a bateria do seu computador acabou no meio de uma tarefa.

Wi-Fi Sync melhorado e Nearby Share chegando

Para facilitar a vida de quem utiliza diferentes conexões Wi-Fi no dia a dia, o Google permitirá agora que os Chromebooks se conectem a redes conhecidas que estão salvas no celular com o Android. Para isso, é claro, basta apenas usar a mesma conta Google no celular e no Chrome OS.

Outra novidade bem interessante e útil fica por conta do Nearby Share no Chrome OS. A função que apareceu no Android no ano passado ajuda as pessoas a enviarem e receberem arquivos de uma forma fácil e rápida. Ela, entretanto, será liberada em uma atualização futura.

Os novos recursos listados acima, com exceção do Nearby Share, já se encontram disponíveis no Chrome OS 89, que começou a ser liberado ontem (9) para os usuários.

Chromebook / Chrome OS - 10 anos
Reprodução: divulgação/blog.google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES