Para navegar na internet com páginas mais limpas, muitos usuários optam por usar bloqueadores de anúncios. Agora, uma mudança no Chrome pode tornar estas ferramentas menos eficazes.

Liberada nesta semana, a versão 99 do Google Chrome está começando a descontinuar a plataforma Manifest v2, utilizada para criar extensões, para substituí-la pela Manifest v3. Já o problema disso tudo é que os bloqueadores de anúncios utilizam esta plataforma e ficarão limitados por uma mudança aplicada em uma de suas APIs.

Chamada de “DeclarativeNetRequest”, a API permitia que os bloqueadores de anúncios filtrassem até 100 mil entradas na Manifest v2. Já na terceira versão, o limite cai para somente 30 mil.

Apesar da mudança já estar aplicada ao Chrome 99, é somente a partir de junho de 2023 que as extensões que usam a plataforma Manifest v2 deixarão de funcionar. Atualmente, entretanto, a loja de extensões do navegador já não aceita mais extensões feitas com a Manifest v2.

Mudança nas extensões do Chrome

Imagem: Chrome Unboxed

Outras mudanças

Já na versão Canary, destinada a testes, do navegador, o Google implementou outra novidade. De acordo com uma publicação realizada no Reddit, os usuários terão um novo ícone perto da barra de endereços para indicar que um download está sendo realizado.

Mudança no ícone de downloads do Chrome

Imagem: Leopeva64-2/Reddit

Essa novidade ainda não tem uma data específica para chegar à versão estável do navegador.

Fonte: Chrome Unboxed

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários