Início Hardware Chip de 3 nm pode estrear no mercado com Intel e Apple

Chip de 3 nm pode estrear no mercado com Intel e Apple

Novo processo de litografia pode trazer mais desempenho e eficiência energética a chips de CPUs e iPads

Quando o setor de tecnologia produziu os primeiros chips com menos de 10 nanômetros, houve uma grande discussão sobre a limitação física da miniaturização desses hardwares. Hoje, Intel e Apple podem ser as pioneiras no uso de chips com processo de litografia de incríveis 3nm.

A responsável pela produção desses itens é a tradicional TSMC, empresa taiwanesa especializada no desenvolvimento e na fabricação de semicondutores.

Chips miniaturizados

Segundo o Nikkei Asia, os novos chips devem abastecer tanto a próxima geração de notebooks e data centers da Intel quanto futuras versões do iPad. A ideia é que sua produção em larga escala comece ainda em 2022 e se intensifique ao longo do ano.

Embora o tablet da Apple deva chegar primeiro ao mercado – em algum ponto de 2023 – é a gigante dos processadores quem vai abocanhar a maior parte do estoque da TSMC. De acordo com fontes do portal, a ideia da Intel é recuperar parte da fatia de mercado perdida para concorrentes como Nvidia e AMD.

iPad pode ser foco da Apple com novos chips de 3 nm (Reprodução: Francois Hoang/Unsplash)

O processo de litografia de 3 nm pode dar vantagens suficientes para que a companhia tenha sucesso na empreitada. Os chips com essa tecnologia devem trazer até 15% mais desempenho, gastando 30% menos energia, quando comparados aos de 5 nm.

A própria AMD vai usar o hardware baseado em 5 nm para produzir seus próximos CPU com arquitetura Zen 4, programados para 2022. É a mesma tecnologia usada na família iPhone 12, que devem ser substituídos este ano pelo iPhone 13, com chip de 4 nm.

Resta saber se os desafios de se fabricar transistores tão pequenos não serão agravados pela falta de suprimentos que assola o setor de semicondutores.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES